Ninguém gosta de clickbait, seja em texto ou imagens. E o Facebook também não, tanto que foram recentemente reveladas algumas alterações nos algoritmos da timeline com vista a reduzir este tipo de conteúdos.
De acordo com o comunicado da rede social, a grande maioria dos utilizadores não gosta de ver títulos de clickbait nas suas timelines, ainda pior quando estes são respeitantes a sites com pouco ou nenhum conteúdo informativo.
Para reduzir a propagação de clickbait, o Facebook implementou um novo sistema de deteção. Este sistema analisa as mensagens partilhadas na rede social por termos normalmente utilizados em mensagens do género, reduzindo a sua exposição. Além disso, em casos de partilhas constantes de links com títulos de clickbait, os dominios são analisados e poderão sofrer penalizações na exposição aos utilizadores da plataforma.
Este sistema é comparado aos filtros de bloqueio a mensagens de spam, os quais se encontram na grande maioria dos servidores de email. Se um termo ou domínio é conhecido por ser associado a clickbait, então a sua exposição na timeline é reduzida drasticamente.
Quanto ao impacto deste sistema nas páginas, é indicado que não deverão ser sentidas alterações, exceto se tratem de páginas dedicadas à partilha deste tipo de conteúdos ou diversas vezes assinaladas como tal.
Fonte Facebook
Nenhum comentário
Seja o primeiro!