A Novell vai ser comprada pela Attachmate, anunciou ontem a empresa de software, que afirmou ter chegado a um acordo que implica o pagamento de 2,2 mil milhões de dólares pela aquisição (1,6 mil milhões de euros).
São 6,10 dólares por acção, o que representa um prémio de 9 por cento sobre o valor dos títulos apurado à data do fecho da bolsa na sexta-feira, avança a imprensa internacional, que relembra ainda que a Novell tinha recusado em Março uma proposta da Elliot Associates, que oferecia 5,75 dólares por acção.
Desta vez, terá pesado na decisão o facto ter sido estabelecida também a transferência de "certos activos de propriedade intelectual para a CRTN Holdings LCC, um consórcio de empresas de tecnologia organizado pela Microsoft", arrisca a C|Net.
Em causa estão 882 patentes da Novell, pelas quais serão pagos 450 milhões de dólares em dinheiro, que se encontram integrados no montante a entregar pela Attachment.
A Attachmate, que é controlada por um grupo de investidores liderado pela Francisco Partner, Golden Gate e Thoma Bravo, descreve-se como uma companhia que permite às organizações de TI alargarem os seus serviços e assegura a sua gestão, segurança e compatibilidade.
Sob a titularidade da empresa, as ofertas da Novell serão divididos em duas unidades distintas, uma dedicada aos produtos Suse e outra ao restante software da companhia.
O negócio está agora dependente da aprovação dos reguladores e dos accionistas, esperando-se que seja concluído durante o primeiro trimestre de 2011.
Sapo TEK
Nenhum comentário
Seja o primeiro!