Se costuma adquirir equipamentos móveis em lojas desconhecidas ou pequenos revendedores, é melhor ter em atenção ao sistema que o equipamento utiliza. Recentemente foi descoberto que 38 equipamentos, pertencentes a duas empresas não identificadas nos EUA, foram infetados com malware antes de serem vendidos aos consumidores.
De acordo com a empresa de segurança Check Point Software, o malware era instalado por terceiros antes do equipamento ser vendido aos consumidores, sendo realizada a modificação da ROM oficial dos fabricantes. O malware instalado é conhecido como “Loki Malware”, sendo que realiza a modificação do sistema para apresentar publicidade aos utilizadores. Os lucros da mesma são depois enviados para os criadores do malware.
Este caso não é algo novo no mercado. Segundo Nikos Chrysaidos, Head de Mobile Threat Intelligence & Security na Avast, a maioria dos consumidores pensa que a única forma de um equipamento ser infetado passa pelo download de conteúdo duvidoso para o mesmo. Mas isso pode nem sempre ser o caso, quando existem situações onde o firmware do equipamento é modificado antes mesmo deste chegar às mãos dos consumidores.
A grande maioria destas situações ocorre quando os equipamentos são vendidos por pequenos revendedores ou até particulares, os quais utilizam o malware para tentarem obter algumas informações dos compradores ou algum valor monetário sobre o formato de anúncios forçados.
A lista em seguida possui alguns dos equipamentos detectados como tendo o malware instalado. Caso tenha adquirido recentemente algum destes modelos em revendedores não autorizados ou particulares, é recomendado que realize a verificação por malware com uma aplicação antivírus reconhecida:
- Samsung Galaxy Note 2
- Samsung Galaxy Note 3
- Samsung Galaxy Note 4
- Samsung Galaxy Note 5
- Samsung Galaxy Note 8
- Samsung Galaxy Note Edge
- Samsung Galaxy S4
- Samsung Galaxy S7
- Samsung Galaxy A5
- Samsung Galaxy Tab S2
- Samsung Galaxy Tab 2
- LG G4
- Xiaomi Mi 4i
- ZTE x500
- Google Nexus 5
- Google Nexus 5X
- Oppo N3
- Vivo X6 plus
- ASUS Zenfone 2
- Lenovo S90
- OppoR7 plus
- Xiaomi Redmi
- Lenovo A850
Nenhum comentário
Seja o primeiro!