1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

malware

 

De acordo com uma recente investigação realizada pela empresa de segurança Malwarebytes, foi descoberto que vários dispositivos vendidos nos EUA podem conter malware pré-instalado de fábrica.

 

Segundo os investigadores, vários dispositivos vendidos por operadoras nos EUA – sobretudo de gamas mais baixas e baratas – podem conter malware integrado nas mesmas que está a recolher informações dos utilizadores em segundo plano e sem o seu consentimento.  Alguns destes dispositivos estão a ser fornecidos num programa norte-americano financiado pelo governo dos EUA, para apoiar as populações com mais dificuldades económicas.

 

Um dos exemplos apontados será o dispositivo UMX U686CL, fabricado por uma empresa chinesa e comercializado em várias operadoras nos EUA como um modelo “barato” da sua linha de produtos. Este dispositivo foi descoberto conter uma aplicação apelidada de “Wireless Update”, que aparentemente serve para realizar a atualização do sistema via OTA.

 

No entanto, esta aplicação também possui relações com o malware Adups, criado por uma empresa chinesa reconhecida por recolher informações pessoais dos dispositivos Android onde seja instalada, enviando esses  conteúdos para servidores na China a cada 72 horas – e que posteriormente seriam vendidos a entidades terceiras para os mais variados fins.

 

Ainda sobre o mesmo dispositivo foi também descoberto que existem mais aplicações que podem comprometer as informações dos utilizadores, nomeadamente a própria app de Definições do Android. Esta estaria a esconder malware no código fonte da mesma, e uma vez que faz parte da base do próprio Android, remover a aplicação de “Definições” do sistema torna o dispositivo inutilizável.

 

Este dispositivo encontra-se a ser vendido pela Verizon, num projeto apoiado pelo governo dos EUA para fornecer dispositivos de comunicação baratos a pessoas com mais dificuldades financeiras. O programa encontra-se ativo desde 1985, e os utilizadores do mesmo podem ter acesso a serviços e dispositivos de comunicação a preços mais reduzidos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech