Depois de quase 23 anos, o Skype encontra-se a ser oficialmente descontinuado pela Microsoft. A empresa confirmou que o programa de comunicação vai deixar de ser suportado a partir de 5 de Maio.
Embora a popularidade da plataforma tenha vindo a cair ao longo dos anos, esta ainda era bastante usada dentro de alguns grupos, sobretudo por parte de empresas e na educação. Os utilizadores que usavam esta app necessitam agora de começar a procurar alternativas.
Os utilizadores que pretendam, podem migrar para o Microsoft Teams, sendo que a Microsoft garante que toda a informação será diretamente transferida para a nova plataforma. No entanto, tendo em conta todas as alternativas existentes, talvez seja melhor analisar se existe alguma que seja mais conveniente.
Neste artigo iremos analisar quais as alternativas ao Skype que podem ser usadas, desde as mais formais às que podem ser usadas para conversas do dia a dia.
E para começar...
> Google Meet
Uma das principais alternativas ao Skype atualmente no mercado é sem dúvida o Google Meet. Este integra-se diretamente com a plataforma da Google e os seus serviços, e conta com uma oferta gratuita bastante generosa.
O Google Meet permite aos participantes realizarem reuniões com até 100 participantes, além de poderem gravar as mesmas e até partilhar o ecrã. No entanto, a versão gratuita apenas permite um máximo de três participantes, com uma duração de 60 minutos (embora se possa renovar este tempo de forma ilimitada, reiniciando a chamada).
Mesmo com os limites da versão gratuita, esta é sem dúvida uma opção a ter em consideração na altura de deixar o Skype.
> Zoom
Durante a pandemia, a Zoom foi uma das plataformas que mais destaque ganhou para permitir continuar as operações no dia a dia para muitos. E mesmo depois da pandemia, esta ainda é bastante usada, sobretudo nos meios escolares.
A plataforma conta também com uma versão gratuita, que permite reuniões com até 40 minutos. Mas permite que os participantes entrem com até 100 utilizadores ao mesmo tempo. E os planos pagos são relativamente baratos para uso em meios empresariais.
> Webex
A Webex é uma alternativa menos conhecida que as anteriores, mas igualmente poderosa. Esta conta com ferramentas que permitem uma larga interação entre os utilizadores durante as reuniões, e tal como os restantes, conta também com uma versão gratuita.
A versão gratuita permite até 100 participantes na reunião, com um tempo limite de 40 minutos cada.
> Discord
O Discord foi inicialmente criado como uma plataforma focada para gamers, mas rapidamente mudou a sua imagem para ser algo mais abrangente. Hoje em dia, embora ainda seja bastante usada no meio dos videojogos, também é usada como forma informal de comunicação, e é certamente uma opção até mesmo para pequenas equipas.
A plataforma conta com um vasto conjunto de funcionalidades, que o tornam perfeito para reuniões, como a capacidade de partilhar o ecrã. E a versão gratuita é também bastante generosa, oferecendo reuniões virtualmente ilimitadas em tempo.
> Signal
Para quem pretenda ter em foco mais a privacidade, o Signal é a melhor opção. Desde 2020 que a plataforma conta com a capacidade de realizar chamadas de vídeo em grupo, que podem ter até 50 participantes.
Embora não tenha todas as capacidades que o Skype possui, certamente é uma opção a ter em conta para pequenas equipas, ainda mais porque permite chamadas sem limites de tempo e é inteiramente gratuito.