A Mozilla encontra-se a apostar em novas ideias para aumentar as suas fontes de rendimento, e por entre as novidades pode encontrar-se agora uma plataforma para expandir o Thunderbird, e ao mesmo tempo, criar um rival direto do Gmail da Google.
Ao que parece, segundo os mais recentes rumores, a Mozilla encontra-se a trabalhar no “Thunderbird Pro”, um serviço adicional para o seu cliente de email, que vai integrar o novo “Thundermail”.
O Thunderbird já permite que os utilizadores possam gerir as suas contas de email com um cliente dedicado, e várias funcionalidades avançadas no mesmo. Este cliente é um dos mais populares por entre as alternativas gratuitas e open source, englobando-se nas ofertas da Mozilla.
No entanto, o diretor de Gestão de Produtos da Thunderbird, Ryan Sipes, revelou a semana passada que a entidade encontra-se a enfrentar uma dura competição de plataformas como o Gmail e Office 365. Estes serviços fornecem uma melhor integração com as suas próprias plataformas, o que acaba por ser uma vantagem para as mesmas, e a levar menos utilizadores a adotarem o Thunderbird.
Para tentar evitar isso, a plataforma pode agora estar a avaliar uma versão “Pro”, que por entre funcionalidades adicionais iria permitir integrar diretamente um email personalizado para os utilizadores. Este serviço de email iria ser apelidado de Thundermail, e permitiria criar endereços com a terminologia @Thundermail.com.
Por agora, o Thundermail ainda se encontra em formato de testes, e é baseado no Stalwart Mail Server, um sistema de email opensource baseado em Rust. Eventualmente a plataforma pode vir a expandir-se para suportar novas funcionalidades, e contar com ainda mais integração direta para o Thunderbird.
A ser lançado, isto pode criar uma plataforma dedicada para o cliente de email, e os utilizadores podem ter a vantagem de contar com um serviço profissional de mensagens de email integrado no cliente que já usam no dia a dia.
Por agora ainda se desconhecem detalhes sobre o que vai ser integrado com esta nova funcionalidade. Espera-se que mais detalhes venham a ser conhecidos durante as próximas semanas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!