1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Google Stadia comando sobre mesa

 

A Google confirmou que vai descontinuar o Stadia a partir do início do próximo ano, uma medida que muitos consideravam inevitável. A plataforma era vista como sendo pouco popular entre a comunidade, e desde logo que os problemas na mesma surgiram.

 

No entanto, esta não é a única plataforma de cloud gaming que existe no mercado. Apesar de os utilizadores mais regulares da Stadia poderem sentir falta das funcionalidades da mesma, de longe ficarão sem a possibilidade de usar o Cloud Gaming no futuro.

 

Felizmente as plataformas que existem como alternativa, além de consideravelmente mais avançadas, contam ainda com várias funcionalidades únicas que nem no Stadia se encontravam, e são um bom ponto de partida para quem não tenham um computador poderoso para os jogos mais recentes.

 

Mas vamos analisar quais as opções existentes.

 

> Xbox Cloud Gaming

 

Xbox Cloud Gaming

 

Talvez a mais reconhecida seja a plataforma da Xbox Cloud Gaming, da Microsoft. Esta conta com um extenso catálogo de jogos, a sua grande maioria que também se encontra integrada para a Xbox.

 

No entanto, ao contrário do que acontecia com o Stadia, onde existia um plano gratuito e os utilizadores apenas necessitavam de comprar os jogos, no Xbox Cloud Gaming é necessário pagar pela subscrição. Esta começa nos 12.99 euros mensais, mas permite o acesso a um vasto catálogo de jogos gratuitamente.

 

> Nvidia GeForce Now

 

Nvidia GeForce NOw

 

Outra plataforma bastante usada no mercado é a oferta da Nvidia, a GeForce Now. Aproveitando o conhecimento e nome da Nvidia por detrás, esta plataforma permite aceder a um vasto conjunto de jogos, mas apresenta planos similares aos que existiam na Stadia.

 

A grande vantagem será que os utilizadores podem usar as suas contas da Steam ou da Origin para jogarem títulos dentro do GeForce Now. Embora exista um plano gratuito, este é consideravelmente limitado. Para a experiência completa, no entanto, o plano mensal de aproximadamente 10 euros será mais adequado – para quem realmente pretenda todas as funcionalidades, existe ainda o plano RTX 3080, que permite aceder a sistemas com mais qualidade e com maior prioridade na entrada para os mesmos.

 

> Amazon Luna

 

amazon luna

 

A Amazon também entrou para o mercado do cloud gaming de forma recente, com a sua aposta na Luna. Esta plataforma ainda se encontra a dar os primeiros passos, mas conta com uma vasta categoria de jogos disponíveis.

 

Infelizmente, de momento o Amazon Luna apenas se encontra disponível nos EUA. Os utilizadores que tenham uma conta da Amazon nos EUA, e consigam aceder à plataforma via VPN, podem usar a mesma – mas note que a velocidade e ping da mesma podem ser consideravelmente elevados por este meio.

 

No final, as alternativas ao Stadia existem, e para quem realmente pretenda, até poderão ser melhores planos tendo em conta que será possível aproveitar várias vantagens que nem sequer no Stadia se encontravam. A plataforma da Google contava com grande potencial sobre a sua integração via o YouTube – sobretudo para criadores de conteúdos, mas infelizmente foi algo que a empresa nunca conseguiu aproveitar.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech