1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Krita 5.0

 

O Krita é considerado por muitos como um dos melhores programas alternativos ao Photoshop de código aberto, e ao longo dos anos tem vindo a evoluir bastante para atingir esse marco.

 

A mais recente versão que agora se encontra disponível é um claro exemplo disso mesmo. A chegada do Krita 5.0 marca a introdução de um conjunto de melhorias que devem tornar o programa ainda mais simples de usar, e ainda mais poderoso para quem goste de editar fotos e imagens.

 

Esta nova versão é considerada pela equipa responsável pelo programa como uma das maiores de sempre, e que vai apresentar grandes melhorias para quem usa o mesmo. Para começar, todos os sistemas de gestão dos itens na app foram revistos e reformulados, sendo que o próprio programa encontra-se agora mais rápido, leve e estável. Utiliza muita menos memória que as versões anteriores, e nota-se a rapidez de acesos a algumas ferramentas.

 

Os pincéis também possuem um novo motor gráfico, que é agora baseado no MyPaint e consideravelmente mais rápido. Encontra-se também disponível um novo sistema que permite gravar uma sessão feita no programa, útil para criar tutoriais sobre como o usar ou até para partilhar vídeos rápidos sobre a criação de uma obra de arte.

 

 

O suporte a ficheiros WebP e AVIF também foi melhorado, sendo que também é possível importar ficheiros GIF como animações.

A lista de alterações é bastante extensa, mas os interessados podem verificar a mesma a partir do site do programa. É importante notar, no entanto, que devido às grandes mudanças que foram feitas, alguns ficheiros que tenham sido criados no Krita 3.0 ou em versões anteriores podem não ser compatíveis com a nova versão.

 

Além disso, alguns conteúdos criados no Krita 5.0 também não será compatíveis com versões anteriores do mesmo, devido às mudanças que foram feitas.

 

Os interessados podem fazer o download a partir do site oficial.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech