1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

videochamada grupo

 

Com a crescente onda de novos utilizadores que passaram a trabalhar a partir de casa, também aumentou consideravelmente a necessidade de uma plataforma dedicada para realizar videoconferências e conversas com funcionários, alunos ou utilizadores de diferentes áreas.

 

Não existem dúvidas que o termo “Zoom” passou a ficar no ouvido de muita gente, tendo sido uma das principais plataformas a receber uma grande parte destes utilizadores que procuram uma solução simples e rápida para realizar videoconferências.

No entanto, juntamente a esta popularidade, vieram também questões relacionadas com a privacidade e segurança dos utilizadores, algo que a empresa tem vindo a responder, mas para muitos ainda longe de ser eficaz.

 

Felizmente, a internet abre portas para um vasto conjunto de alternativas, e a Zoom não é a única opção que os utilizadores podem adotar para realizarem videoconferências e reuniões virtuais pela Internet durante o período de Estado de Emergência. Neste artigo iremos verificar algumas das melhores alternativas ao Zoom que podem ser úteis de conhecer.

 

> Jitsi

 

Jitsi

 

O Jitsi é uma das principais alternativas ao Zoom, sendo totalmente open-source, mas mais importante, permitindo também o rápido e simples acesso à plataforma. Inteiramente gratuito, fornece várias funcionalidades de vídeo chat, com a capacidade de permitir a entrada de visitantes em chamadas mesmo que não tenham conta criada na plataforma.

Apesar de fornecer algum nível de encriptação, ainda não é uma encriptação ponta-a-ponta. Além disso, a aplicação disponível para dispositivos móveis pode funcionar com alguns “problemas” quando existe muita gente na conversa. Mas no geral é uma excelente alternativa e totalmente gratuita.

Site: https://jitsi.org/

 

> Skype

 

Skype

 

Nem é necessário apresentações para o “Skype”, plataforma da Microsoft que já possui o seu nome bem definido no mercado. A aplicação permite que os utilizadores possam realizar conversas de grupo com até 50 participantes.

Além disso, a Microsoft também removeu a necessidade de os utilizadores terem uma conta na plataforma para poderem utilizar o serviço, sendo que basta apenas ter o link de acesso à conversa para entrar na mesma – útil para quem não pretenda criar uma conta no serviço, mas manter a conversa em dia.

Apesar de ter em falta algumas funcionalidades uteis para situações de reunião, sem dúvida que será uma alternativa de peso, e totalmente gratuita.

Site: https://www.skype.com/pt/

 

> Discord

 

discord

 

O Discord pode ser mais conhecido por entre os grupos da comunidade “gaming”, mas na realidade também pode ser uma excelente plataforma para a comunicação com diferentes utilizadores.

Além de contar com encriptação dos dados, a plataforma permite que as entidades possam ter os seus próprios “servidores” de conversa dedicados, os quais podem depois ser separados em diferentes canais internos – de vídeo, áudio e texto. Desta forma é possível separar, por exemplo, um determinado departamento de outro.

A funcionalidade “Go Live” foi recentemente aumentada para permitir um máximo de 50 participantes (anteriormente o limite era de 10), o que faz com que seja uma solução a ponderar na escolha de uma alternativa. Além disso, é inteiramente gratuito e encontra-se disponível para diferentes plataformas.

Sitehttps://discordapp.com/

 

> RingCentral

 

RingCentral

 

Apesar de não ser um nome tão conhecido, a RingCentral fornece um excelente plano gratuito para quem pretenda realizar reuniões de curta duração e manter o contacto com as suas equipas ou funcionários.

Esta plataforma permite até 100 participantes na mesma conversa, suporte a conversas de texto e vídeo, chat ilimitado individual e chats de grupo com durações máximas de 40 minutos cada. Existem também planos pagos que fornecem funcionalidades adicionais, como a capacidade de realizar chamadas de grupo por tempo ilimitado, mas a versão gratuita deverá ser suficiente para quem pretenda realizar apenas pequenas reuniões de curta duração.

Sitehttps://www.ringcentral.com/

 

> Cisco Webex

 

cisco webex

 

A plataforma Webex da Cisco não é nova no mercado, tendo sido fundada em 1995 (e adquirida pela Cisco em 2007), e por detrás de um dos nomes mais conhecidos do mundo da tecnologia.

Apesar de ser focada sobretudo para empresas, o Cisco Webex recentemente começou a aumentar os limites da sua versão gratuita, permitindo até 100 participantes em conversas de chat em grupo de tempo ilimitado (anteriormente permitia apenas 50 participantes e chamadas de 40 minutos em grupo).

Existem também planos pagos, mas a versão gratuita deverá ser suficiente para a maioria dos utilizadores.

Site: https://www.webex.com/

 

> Rocket Chat

 

Rocket chat

 

Para quem pretenda ter total controlo sobre a segurança e privacidade, o rocket.chat é a melhor alternativa ao Zoom. Esta trata-se de uma plataforma open-source de comunicação em tempo real que pode ser instalada nos próprios servidores das empresas ou utilizadores.

Não será a plataforma mais simples de utilizar, porque necessita de conhecimentos técnicos para a sua configuração nos servidores, e também é necessário ter em conta os custos destes sistemas, mas será a melhor alternativa para quem pretenda total controlo sobre os seus dados, já que nada é transmitido por sistemas “fora” das mãos dos utilizadores.

Site: https://rocket.chat/

 

> Messenger

 

Messenger

 

O Facebook Messenger poderia ser a primeira escolha da lista para muitos, e, portanto, não podemos deixar de o mencionar nesta lista. A plataforma permite a criação de videochamadas com até 50 participantes, e conta com várias funcionalidades uteis para esta atividade – que estão suportadas pelo Facebook – além de ser totalmente gratuita.

A contrapartida encontra-se no facto de ser uma plataforma do Facebook, e onde todos os utilizadores necessitam de ter uma conta no serviço para poderem utilizar a mesma – além do impacto a nível da privacidade que certos utilizadores podem também ter receio.

Site: https://messenger.com

 

> Zoom?

 

zoom

 

Pode parecer contra-indicado estarmos a referir a Zoom numa lista que foi feita especificamente como “alternativas ao Zoom”, mas a verdade é que a plataforma ainda é uma boa opção para quem pretenda apenas realizar pequenas conversas de forma não sensível.

Apesar dos receios a nível da privacidade e segurança, e da existência de alternativas que podem ser consideravelmente superiores, a Zoom anda é uma boa opção para quem apenas pretenda uma forma de comunicar rapidamente com amigos, família ou colegas de trabalho – sobretudo em temas que não sejam propriamente “sensíveis”.

 

Apesar de ser recomendado o uso de uma plataforma diferente caso os temas sejam delicados ou envolvam conteúdos que podem ser considerados “privados”, se for apenas para conversas rápidas e banais a plataforma ainda é uma excelente opção a ter em conta. Todas as falhas que foram descobertas a Zoom tem vindo a tratar das mesmas com relativa rapidez, sendo importante lembrar que nenhum software é perfeito.

Site: https://www.zoom.us/

 

Conhece outras plataformas que podem ser utilizadas durante o período de pandemia para manter o trabalho à distância?

Deixe o seu comentário!

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech