Durante o dia de hoje surgiram rumores que a Microsoft estaria a preparar-se para descontinuar o Skype, depois de terem sido descobertos indícios para tal no código fonte da aplicação. E ao que parece, os rumores são agora verdadeiros.
A Microsoft, em comunicado ao portal The Verge, confirmou que vai descontinuar o Skype a partir de 5 de Maio, dando assim menos de 60 dias para os utilizadores que ainda estejam na plataforma começarem a migrar para alternativas.
A Microsoft deve brevemente começar a apresentar uma notificação para quem esteja no Skype, a recomendar a passagem para o Microsoft Teams. Ao realizarem esta tarefa, todo o histórico de conversa nas contas dos utilizadores será migrado para a nova plataforma, portanto as mensagens não são inteiramente perdidas.
No entanto, para quem pretenda, existe ainda a possibilidade de descarregar todas as conversas e contactos, migrando os mesmos para outras plataformas alternativas. Obviamente, o foco da Microsoft encontra-se em fazer com que os utilizadores migrem para a versão regular do Microsoft Teams.
Com o encerramento do Skype, a Microsoft também se encontra a descontinuar a sua funcionalidade de realizar chamadas para números fixos do Skype, algo que o Microsoft Teams não possui. Desta forma, os utilizadores que tenham estes números – a maioria nos EUA – devem agora procurar alternativas.
De relembrar que o Skype foi originalmente lançado em Agosto de 2003, como um projeto singular de alguns programadores, antes de ter sido adquirido pelo eBay em Setembro de 2005. Eventualmente viria a ser comprado pela Microsoft, em Maio de 2011, por quase 8.5 mil milhões de dólares.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!