1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

smartphones

 

Hoje em dia não é incomum encontrar-se em plataformas online smartphones à venda por preços muitas vezes mais atrativos que unidades novas. Esta tendência pode dar uma vida nova a dispositivos usados, mas existe também um risco para quem esteja a vender os equipamentos.

 

Se os dados não forem corretamente eliminados destes dispositivos, existe uma forte possibilidade de os mesmos acabarem em mãos de terceiros ou serem facilmente recuperados. De acordo com um estudo realizado pela universidade de Hertfordshire, analisando cerca de 100 smartphones vendidos no eBay em segunda mão, uma parte dos mesmos ainda continha informação sensível dos donos anteriores que não tinha sido corretamente eliminada.

 

O estudo foi realizado entre Janeiro e Junho de 2018, sendo que teve como base 100 smartphones vendidos como sendo em segunda mão no eBay. Destes, cerca de 17% dos mesmos ainda continham informação que poderia ser considerada privada dos seus anteriores donos. Ou seja, cerca de 1 em cada 6 dispositivos tinha informação anterior eliminada incorretamente.

 

dados estudo

 

Entre os dados possíveis de serem recolhidos encontravam-se listas de contactos do antigo dono, mensagens SMS, emails, dados bancários, aplicações e até mesmo histórico de navegação. Num exemplo especifico foi possível aceder a uma lista de 30 contactos, o número de telefone do antigo dono, chamadas recentes realizadas, 114 mensagens de texto e sete mensagens MMS.

 

Obviamente, este estudo teve como base um pequeno conjunto de amostra, já que 100 smartphones são um leque consideravelmente pequeno para analisar. Mas não existem dúvidas que muitos utilizadores podem acabar por vender os seus dispositivos na Internet sem tomarem as precauções necessárias para que os dispositivos tenham toda a informação realmente eliminada de forma permanente – não apenas da memoria interna mas de suportes como serviços Cloud ou cartões microSD.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech