1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

gmail google

 

Os esquemas de phishing estão em constante evolução, com os utilizadores mal intencionados a tentarem os mais variados esquemas para obterem informações dos mais desprevenidos. Mas um recente esquema tem vindo a ser propagado a uma velocidade elevada e pode enganar mesmo os mais atentos.

 

Nos últimos dias, vários utilizadores dos serviços da Google têm recebido emails a informar que teriam um convite para editar documentos do Google Docs. Quando o utilizador clicava no link do email era direcionado para uma página real de login da Google.

Após o login seria então que todo o esquema iria ser baseado. O link redirecionava o utilizador para uma aplicação apelidada de “Google Docs”, mas sem qualquer relação com a Google, que teria como objetivo obter permissões de acesso a várias informações da conta de utilizador, incluindo os contactos e dados pessoais.

 

Twitter

 

O problema deste esquema encontra-se no facto que o processo é sempre realizado a partir do sistema da Google. Nem mesmo os links apresentam qualquer redireccionamento ou alteração dos domínios normais da empresa.

 

exemplo do esquema

 

A Google já respondeu a este problema, informando que se encontram a ser tomadas medidas para prevenir a propagação de novos links, bem como todos os anteriores foram igualmente eliminados ou bloqueados no sistema da empresa.

No entanto não deixa de ser importante sublinhar que é sempre necessário ter atenção quando são enviados conteúdos suspeitos por email. E, em caso de necessidade de serem pedidas permissões de acesso, verificar sempre quais os dados que são acedidos e se a aplicação é realmente segura.

 

Fonte The Verge

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech