1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

antivirus para 2018

 

Qualquer utilizador do sistema Windows certamente que está a par das varias ameaças que existem. Vírus, spyware, malware, ransomware… Uma infinidade de possíveis ameaças que estão a uns simples cliques da Internet.

 

Com isto é cada vez mais essencial instalar uma solução antivírus em qualquer sistema. Recentemente a Microsoft melhorou bastante o Windows Defender, ao ponto que este pode agora ser considerado como uma proteção bastante segura. Mas para quem procure um pouco mais, existem várias soluções de antivírus no mercado e, mais importante, uma vasta gama de produtos gratuitos também.

 

A verdade é que, neste caso, nem sempre o gratuito que dizer “menos proteção”. A grande maioria das empresas de segurança fornecem versões gratuitas dos seus softwares, as quais possuem as mesmas capacidades de protecção que algumas soluções pagas. Obviamente, certas funcionalidades ou o suporte direto dedicado ainda estão sujeitas a pagamento, mas para quem procure algo robusto para manter os dados em segurança, as ofertas não falta.

 

Neste guia iremos apontar alguns dos antivírus gratuitos mais populares do mercado, para que fique sempre em segurança.

 

Avast Free Antivirus

 

Avast Free Antivirus

 

O nome Avast é bem conhecido no mercado, e a sua solução de antivírus gratuita foi uma das primeiras e mais populares a chegarem ao mercado dos PC’s.

Além de fornecer funcionalidades premium a custo zero, este ainda promete ser bastante leve nos recursos do sistema. Além das tradicionais ferramentas de segurança contra qualquer tipo de malware, o utilizador possui ainda acesso ao Avast Password, um cofre seguro para organizar todas as passwords do utilizador.

 

O sistema de proteção contra ransomware também é extremamente importante para garantir que não é afetado por uma das crescentes ameaças no mercado. Sem duvida é uma das principais soluções a ponderar no momento de pensar na segurança digital.

 

Download: Gratuito / Versão Paga

 

Bitdefender Antivirus Free Edition

 

Bitdefender Antivirus Free Edition

 

A empresa Bitdefender é outro nome bem conhecido no mercado da cibersegurança. Com vários anos de expriencia, a empresa fornece software de qualidade e a um preço acessível tanto para o mercado empresarial como doméstico. E para quem não pretende investir numa solução paga, possuem também o seu próprio antivírus gratuito.

 

Apesar de pecar na falta de configurações, esta solução é perfeita para quem pretenda um antivírus “instalar e esquecer”, já que tudo encontra-se pré-configurado para garantir a segurança do sistema desde o primeiro minuto.

 

A versão paga conta ainda com algumas funcionalidades adicionais, como segurança adicional para o navegador, gestor de passwords, protecção contra ransomware, entre outros.

 

Download: Gratuito / Versão Paga

 

Avira Free Antivirus

 

Avira free

 

Como uma das mais antigas empresas de segurança no mercado, fundada em 1986, a Avira fornece uma vasta gama de produtos de segurança, sendo que a sua versão gratuita pode ser considerada uma das mais avançadas do mercado.

 

Constantemente na liderança sobre testes independentes de segurança, o Avira Free Antivirus permite fornecer a qualquer sistema uma camada adicional de proteção. Apesar de não contar com alguns extras – como os que se encontra no Avast – a sua interface simples de utilizar e a proteção de topo contra ameaças desconhecidas fazem deste software mais um a ponderar.

 

Um dos principais destaques encontra-se no “peso” para os recursos do sistema. O Avira é considerado um dos softwares de segurança mais leves no mercado, evitando que tenha de comprometer desempenho para ter uma proteção de qualidade.

 

A empresa também possui uma versão paga do software, o Internet Total Security Suite, a qual conta com funcionalidades adicionais, como um optimizador do sistema e VPN.

 

Download: Gratuito / Versão Paga

 

Kaspersky Free Antivirus

 

Kaspersky free

 

O Kaspersky sempre foi considerado um dos melhores antivírus nos testes independentes. Enquanto que esta empresa apenas possuía versões pagas do seu software, recentemente foi também disponibilizada uma variante gratuita, a qual permite o acesso a todas as capacidades de segurança que a marca oferece.

 

A versão gratuita disponibiliza um antivírus poderoso e leve para o sistema, acompanhado por um sistema de proteção web, que garante o bloqueio de ameaças na Internet mesmo antes de o utilizador as visitar. Por fim, também é disponibilizada a protecção de email, que evita a receção de anexos maliciosos do spam em geral.

 

Download: Gratuito / Versão Paga

 

AVG Free Antivirus

 

avg free

 

Em meados de Setembro de 2016, a Avast comprou a empresa AVG, uma das pioneiras no fornecimento de software de segurança gratuito. Com esta aquisição, ambos os nomes continuam a trabalhar de forma independente, mas os consumidores podem agora esperar a conjugação dos conhecimentos de ambos os nomes num produto.

 

A solução antivírus da AVG fornece uma segurança dedicada contra vírus, malware, spyware e ransomware, além de contar também com a oferta de 30 dias gratuitos da AVG VPN.

Para os utilizadores que pretendam mais funcionalidades, existem também as versões pagas do mesmo, que disponibilizam ferramentas como firewall e proteção para dispositivos móveis.

 

Download: Gratuito / Versão Paga

 

ZoneAlarm Free Antivirus 2018

 

zonealarm antivirus

 

A ZoneAlarm pode ser mais conhecida pelas suas soluções de firewalls, mas nos últimos anos também tem fornecido em conjunto uma solução de antivírus dedicada, o que a tornam uma boa opção para quem pretenda conjugar as duas ferramentas.

 

O principal destaque desta solução será na sua forte integração com a reconhecida firewall da empresa, pelo que será uma alternativa para quem pretenda conjugar ambas as funcionalidades (antivírus + firewall) num único programa. A empresa também fornece uma variante gratuita da sua firewall apenas, sem incluir a solução antivírus.

 

Se apenas está à procura de um antivírus, será mais recomendado instalar a versão gratuita do Kaspersky, visto que a tecnologia antivírus existente no ZoneAlarm Free Antivirus foi licenciada da mesma.

 

Download: Gratuito / Versões Pagas

 

Panda Free Antivirus

 

panda antivirus

 

Algo recorrente em analises de antivírus encontra-se na referência à baixa utilização de recursos. E a solução do Panda será certamente um exemplo disso.

Com a promessa de uma solução antivírus gratuita e completa, a empresa pretende fornecer uma camada básica de segurança. Apesar de ainda se encontrar longe da proteção fornecida por outros produtos desta lista, ao longo dos anos o Panda Free Antivirus tem vindo a evoluir constantemente.

 

Download: Gratuito / Versão Paga

 

Windows Defender

 

windows defender

 

Esta lista não estaria completa sem a solução da Microsoft. Com uma forte integração no Windows 10, o Windows Defender deixa para trás um passado algo negro, sendo agora capaz de fornecer um método de segurança bastante aceitável.

Para que não pretenda investir numa solução dedicada, ou adicionar mais um programa no sistema, a solução antivírus presente no Windows 10 é uma das melhores apostas que poderá fazer. A Microsoft também tem vindo a melhorar esta oferta com novas funcionalidades.

 

Recomendação Final: Qual a melhor solução de antivírus gratuito?

 

Antes de tudo, é importante referir que o número de software malicioso aumenta a cada dia que passa. Com isto, as empresas de segurança necessitam de se adaptar diariamente a novas formas de ataques para fornecerem a melhor proteção possível.

No entanto, quando se coloca em causa a oferta desta proteção, sem qualquer custo associado, alguns conseguem fazer isso melhor do que outros.

 

No TugaTech consideramos que duas das melhores soluções são as da Avast e da Kaspersky. Ambos fornecem uma suite de segurança com funcionalidades de topo, além de contarem com excelentes resultados em testes independentes de deteção das ameaças.

No final, a escolha dependerá de cada utilizador, mas lembre-se sempre que o melhor antivírus não se encontra instalado no sistema, mas sim sentado em frente ao monitor.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech