1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Antivirus e proteção de sistemas informáticos grátis

 

Com cada vez mais ataques e ficheiros maliciosos a serem distribuídos pela Internet, manter o sistema seguro é algo fundamental. Existem várias soluções de antivírus no mercado, umas melhores do que outras no que respeita a proteção e funcionalidades, mas para os utilizadores pode-se tornar confuso sobre qual a melhor opção a escolher.

 

Apesar de versões pagas terem, geralmente, funcionalidades mais avançadas de proteção, os utilizadores podem manter-se seguros ao utilizarem um bom e reconhecido programa antivírus, sem sequer precisarem de investir um cêntimo. É exatamente nestes programas que nos iremos centrar sobre este artigo: um conjunto de softwares antivírus para manter-se seguro online e offline, totalmente gratuitos.

 

Analisamos várias das opções no mercado para lhe apresentar uma lista com os mais adequados para cada utilizador, e com as melhores opções para proteger a sua vida digital ao longo de 2019.

 

- Bitdefender Antivirus Free Edition

 

bitdefender free edition

 

O nome “Bitdefender” é bem conhecido no mercado da segurança informática, contando com um dos melhores antivírus atualmente existentes na sua versão paga. Mas para quem esteja à procura de uma solução gratuita, a empresa também a disponibiliza.

 

O Bitdefender Antivirus Free Edition conta com as funcionalidades de proteção que se encontram também nas versões pagas, mas numa interface mais simples de utilizar e deixando de lado algumas funcionalidades mais avançadas.

O programa é bastante simples de utilizar, e praticamente é apenas necessário instalar e fica logo protegido. Não existem configurações complicadas e todo o sistema fica logo protegido a partir do primeiro momento, contando com a base de dados de vírus da empresa – bem reconhecida por ficar sempre acima de muitos concorrentes no que respeita a proteção contra novas ameaças. Outra vantagem encontra-se nos recursos utilizadores, que são relativamente reduzidos, excelente para sistemas mais modestos.

 

Esta versão conta ainda com análise de ficheiros baseado na sua atividade no sistema, e com proteção contra phishing. No entanto, os utilizadores que pretendam um pouco mais de controlo sobre as definições poderão sentir algumas dificuldades, visto que a interface simples do programa não fornece controlos avançados neste aspeto. Além disso, este também não conta com a possibilidade de serem agendadas verificações periódicas do sistema.

 

Pontos Positivos:

  • Análise rápida
  • Excelente deteção de vírus

 

Pontos Negativos:

  • Falta de controlo nas definições
  • Falta de analises agendadas

 

Download: Site oficial

 

- Avast Free Antivirus

 

Avast Free antivirus

 

O Avast é outro nome bem conhecido, tendo sido uma das primeiras soluções a fornecer antivírus gratuitos para o sistema Windows, e sem dúvida uma das mais utilizadas desde então.

 

A empresa revelou a aquisição da AVG em 2016, outro nome bastante conhecido, com as suas tecnologias a serem integrados em ambos os produtos. Isto melhora o sistema de proteção do programa, e isso tem vindo a ser comprovado nos bons resultados em testes independentes de análise em malwares desconhecidos.

Esta versão conta ainda com algumas funcionalidades que se encontram em soluções premium, e garantem uma segurança adicional dos sistemas – como é o caso da Proteção com base na atividade dos programas, proteção contra programas potencialmente indesejados e um cofre de passwords gratuito.

 

A última versão do Avast Free Antivirus conta ainda com um novo modo “Gaming”, que otimiza os recursos do programa com base no programa que se encontra a ser utilizado, reduzindo o seu impacto no mesmo – útil para quando estiver a ser executado um jogo, onde o processamento deve ser centrado no mesmo e não no programa de segurança.

 

No entanto, o programa conta com uma vasta publicidade para os seus componentes pagos, além de ter Definições de privacidade algo confusas para a maioria dos utilizadores. Apesar disso, é uma das melhores soluções gratuitas para garantir a segurança do sistema, com bons resultados em nível de proteção em testes independentes.

 

Pontos Positivos:

  • Leve em recursos no sistema
  • Boa deteção de vírus

 

Pontos Negativos:

  • Definições de privacidade confusas
  • Componentes e publicidade para versões pagas

 

Download: Site oficial

 

- Sophos Home

 

sophos home gratuito

 

A Sophos entrou recentemente no mercado dos programas de segurança antivírus para Windows, mas a sua solução gratuita é bastante robusta e com a experiência de uma empresa de conhecimentos adquiridos ao longo dos anos.

 

O Sophos Home é a solução perfeita para quem possua múltiplos sistemas num ambiente doméstico, tendo em conta que pode ser configurado em até 10 computadores e permite a gestão de todos os programas remotamente, a partir de uma interface própria no site da empresa.

Ou seja, o utilizador responsável pelos sistemas informáticos dentro de uma casa poderá controlar diretamente as definições de todos os dispositivos a partir de um único ponto de acesso, o que é bastante mais simples do que ir a cada sistema individual.

 

Esta conta ainda com a adição de proteção contra phishing, controlos parentais e uma excelente base de dados de vírus. Tendo em conta que é recente, o programa ainda não conta com muitos testes de empresas independentes no mercado, mas a Sophos é bem conhecida pelas suas soluções de segurança.

 

No entanto, utilizadores mais avançados podem ficar decepcionados com a falta de definições adicionais para a proteção. Esta fornece apenas configurações básicas, sem grande meio de personalização, apesar de ser otimizado para a segurança do sistema.

 

Pontos Positivos:

  • Simples e não intrusivo
  • Controlo até 10 equipamentos em painel de controlo cloud

 

Pontos Negativos:

  • Falta de analises agendadas
  • Definições limitadas para utilizadores avançados

 

Download: Site oficial

 

- Kaspersky Free

 

Kaspersky free

 

O nome Kaspersky é associado com uma das melhores soluções antivírus no mercado dos computadores Windows, e com a recente distribuição de uma versão gratuita isto fica ainda mais acessível para qualquer utilizador.

 

Durante vários anos o programa esteve disponível apenas sobre licenças pagas, que apesar de fornecer uma segurança extra nos sistemas, poderia ser limitativo para alguns consumidores. No entanto, recentemente começou também a ser disponibilizado o Kaspersky Free, uma versão gratuita do programa, com menos funcionalidades, mas o mesmo nível de segurança que as versões Premium.

 

Esta versão conta com proteção contra phishing, spyware e análise em tempo real de ficheiros, mas deixa de lado funcionalidades mais avançadas como a firewall ou controlos parentais. A interface é também um dos pontos de vantagem deste programa, sendo simples de utilizar e bastante intuitiva, mesmo para novos utilizadores.

 

Como ponto negativo, esta versão gratuita não conta com proteção contra ransomware e apresenta um consumo de recursos mais elevado do que as alternativas, o que não a tornam uma boa opção para sistemas mais antigos.

 

Pontos Positivos

  • Excelente deteção de vírus
  • Interface simples de utilizar

 

Pontos Negativos

  • Consumo de recursos elevado
  • Falta de componentes de segurança adicionais

 

Download: Site oficial

 

- Avira Free Antivirus

 

Avira Free Antivirus

 

O Avira é conhecido por ser um dos programas de segurança mais leves do mercado, e a versão gratuita do mesmo disponibiliza a proteção da empresa para um conjunto mais alargado de utilizadores.

 

Esta versão, além dos componentes de proteção em tempo real, conta ainda com ferramentas integradas para a limpeza de “lixo” nos sistemas, e uma VPN gratuita – embora limitada em nível de tráfego.  O programa conta também com uma excelente deteção de malware conhecido e desconhecido, sendo que a versão gratuita fornece o mesmo nível de proteção que se encontra nas suas versões pagas – a base de dados de vírus será idêntica entre ambas.

 

No entanto, perde pontos devido à falta de proteção e filtragem de conteúdos web e pelo elevado número de publicidade. A publicidade presente no programa é mesmo uma das suas principais falhas, com popups constantes para incentivar o utilizador para a versão paga, e ainda vários componentes que, embora estejam na interface, apenas podem ser utilizados com o upgrade.

 

Pontos Positivos

  • Leve em recursos do sistema
  • Excelente deteção de vírus e ameaças

 

Pontos Negativos

  • Bastante publicidade na Interface
  • Popups intrusivos para o utilizador

 

Download: Site oficial

 

- Windows Defender

 

Windows Defender no Windows 10

 

Esta lista não estaria completa sem ser referido o Windows Defender, que ao longo das últimas atualizações tem vindo a receber melhorias consideráveis e é agora uma opção a ter em conta para quem pretenda a proteção dos seus dados digitais.

 

Encontra-se integrado gratuitamente no Windows 10, ficando a proteger o utilizador desde o primeiro momento. A Microsoft também tem vindo a apostar forte na melhoria das suas bases de dados de vírus, contando agora com uma boa taxa de deteção por malware conhecido e desconhecido.

A proteção contra ransomware também será outro ponto a favor, embora também possa causar alguns conflitos com programas que tentem guardar ficheiros nas pastas protegidas do sistema – por padrão, as mais utilizadas, como o Ambiente de Trabalho, Documentos, entre outras.

 

Como ponto negativo encontra-se a utilização mais elevada de recursos durante a análise de ficheiros. Apesar de se encontrar integrado no Windows 10 e de ser desenvolvido pela própria Microsoft, o Windows Defender ainda conta com uma utilização de recursos elevada, sobretudo em nível de processador, durante a análise de ficheiros.

 

Tendo em conta as opções existentes, esta será uma solução simples para quem não pretenda grandes configurações, e queira estar protegido a partir do momento que instala o Windows. No entanto, o custo no desempenho poderá incentivar a escolha por outra alternativa.

 

Pontos Positivos

  • Integrado gratuitamente no Windows 10
  • Boa taxa de deteção para vírus

 

Pontos Negativos

  • Utilização elevada de recursos
  • Configurações confusas para utilizadores novatos

 

Download: Integrado no Windows 10

 

Qual o antivírus que utiliza no seu sistema e qual considera ser o ponto mais importante de proteção no mesmo?

Deixe o seu comentário.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech