1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software

Siga-nos

Windows antivírus e malware

 

Em qualquer novo sistema, a primeira coisa que deve ser verificada será se o mesmo está atualizado e com um antivírus instalado. Felizmente, no caso do Windows, a Microsoft tem vindo a melhorar consideravelmente a segurança padrão do sistema, e o Windows Defender existente nas versões do sistema é uma excelente opção – mas não é a única.

 

É verdade que uma grande parte da segurança online é também da responsabilidade do próprio utilizador, mas uma aplicação de antivírus no sistema é fundamental para garantir que está seguro contra ameaças, independentemente de onde estas possam surgir.

Aliado um bom antivírus a boas práticas de segurança, sem dúvida que será uma boa combinação para evitar ser apanhado em esquemas e malware.

 

Apesar de existirem muitos softwares de antivírus pagos no mercado, que normalmente contam com várias funcionalidades “extra”, não necessita propriamente dos mesmos caso apenas pretenda uma solução básica mas essencial – ou simplesmente não pretenda gastar dinheiro nisso.

 

Neste artigo iremos verificar uma lista de alguns dos melhores antivírus gratuitos deste ano, que certamente serão um bom ponto de partida para ajudar a manter o seu sistema seguro.

 

> Avast Free Antivírus

 

avast free antivirus

 

O nome Avast é possivelmente um dos mais conhecidos no mercado, sobretudo no que respeita a segurança digital. Desde cedo que o Avast Free Antivírus é um dos antivírus gratuitos mais usados pela Internet, e em parte isto deve-se à facilidade de uso do mesmo e também à elevada proteção que fornece.

 

Alia-se ainda um conjunto de funcionalidades extra que, por norma, estão apenas disponíveis em antivírus pagos. O único ponto negativo encontra-se na interface algo “inundada” com publicidade para o upgrade e algumas notificações meio inconvenientes para essa tarefa.

Porém, mesmo com este ponto, o Avast Free Antivírus é uma excelente opção para quem pretenda manter o seus dados seguros.

 

 

> Avira Free Antivírus

 

Avira Free antivirus

 

Este é outro nome que certamente muitos devem conhecer, sendo um veterano no mercado das soluções de segurança. O Avira Free Antivírus é uma solução poderosa e leve para quem pretenda um antivírus gratuito.

A nova versão disponibilizada este ano deixa de lado a interface algo antiquada do programa -que era um dos pontos negativos da mesma – e coloca todas as funcionalidades que se pretendem neste género de programas a poucos cliques.

 

Existem ainda alguns anúncios para o upgrade das versões Pro, mas são pouco intrusivos no uso da aplicação. De resto, todas as funcionalidades que seriam de esperar encontram-se no mesmo, além de que possui uma excelente taxa de deteção para algum do malware conhecido.

 

> Sophos Home Free

 

sophos home free

 

A Sophos recentemente também começou a disponibilizar uma solução de segurança gratuita, e que demonstra-se consideravelmente boa a detetar malware conhecido e desconhecido. A grande vantagem do Sophos Home Free encontra-se no seu uso de recursos reduzido, bem como na inclusão de funcionalidades de proteção para menores.

 

O Sophos Home Free é controlado a partir de uma interface web, sendo que as contas gratuitas podem ser configuradas em três sistemas domésticos. O gestor das contas pode configurar todos os detalhes do programa a partir de uma interface web, em qualquer lugar, bem como aplicar regras para os mais pequenos – como sites bloqueados ou controlo de horas.

 

> Bitdefender Antivirus Free

 

bitdefender free antivirus

 

Para quem tenha um sistema com recursos mais limitados, o Bitdefender é uma excelente opção tendo em conta que não ocupa muitos recursos durante o seu uso.

É também uma solução ideal para quem pretenda uma opção “set and forget”, já que praticamente apenas necessita de ser instalado e funciona silenciosamente em segundo plano. A versão gratuita não fornece muitas opções para configuração, mas faz o que se pretende: proteger o sistema de forma eficaz.

 

> Kaspersky Free Antivírus (Security Cloud)

 

kaspersky free antivirus

 

A Kaspersky é um dos antivírus que, de forma regular, se encontra nas listas de testes como um dos melhores antivírus no mercado. E quem esteja na versão gratuita do Kaspersky Free Antivírus pode também aproveitar toda essa proteção sem necessitar de pagar pelas versões completas.

 

O Kaspersky Free Antivírus fornece funcionalidades básicas, mas consideravelmente úteis para garantir a segurança do sistema. Pode não ser uma das soluções mais leves a nível de recursos nesta lista, mas sem dúvida será uma das que fornece mais segurança para os utilizadores finais.

 

> Windows Defender (integrado no Windows 10)

 

Os tempos em que o Windows Defender eram uma solução logo excluída vão longe, e a Microsoft realmente tem vindo a melhorar consideravelmente o seu sistema de segurança. O Windows Defender encontra-se integrado em todas as instalações do Windows 10 a partir do primeiro minuto.

 

Para quem pretenda uma solução simples e integrada com o sistema, esta pode agora ser uma real alternativa até mesmo a algumas soluções pagas. Obviamente, estando integrado com o Windows 10, o antivírus é totalmente gratuito e fornece um vasto conjunto de configurações – até mesmo para utilizadores mais avançados.

 

E para si, qual a melhor solução de antivírus gratuito? Utiliza alguma que não está nesta lista?

Deixe nos comentários a sua opinião!

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech