1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

windows 10 april update recuperar espaço disco

 

Se costuma manter o Windows 10 atualizado, então certamente que instalou a recente grande atualização do mesmo – conhecida como April Update. Caso esteja tudo a funcionar corretamente, é recomendado que aproveite agora uma das novas funcionalidades desta versão relativamente à limpeza do disco.

 

Quando uma grande atualização do Windows 10 é instalada, o sistema cria um backup dos ficheiros críticos da versão anterior dentro da pasta “Windows.old”, na raiz do disco principal. Isto permite que, em caso de erros, o utilizador ainda possa restaurar a versão anterior e continuar a utilizar o sistema na normalidade, mas também acabam por ocupar espaço desnecessário caso não se pretenda voltar a essa versão. Com este artigo iremos verificar como se pode recuperar esse espaço em disco, utilizando a nova funcionalidade de limpeza do disco presente na April Update.

 

Antes de se avançar, é importante deixar uma nota: apenas deverá remover os ficheiros da versão anterior do Windows caso a atual esteja a funcionar sem qualquer problema. Ao remover estes ficheiros irá ficar impedido de voltar para a versão anterior, o que poderá levar a problemas caso a versão atual não esteja estável no seu sistema. Ou seja, apenas realize a limpeza caso tenha realizado a atualização com sucesso e não verifique nenhum problema na utilização regular do sistema.

 

Vamos então começar:

1- Aceda às Definições do Windows

2- Aceda à secção “Sistema” > Armazenamento

 

libertar espaço disco windows

 

3- Dentro desta opção, clique sobre “Libertar espaço agora”. Aguarde alguns minutos e o Windows deverá apresentar uma lista dos itens a limpar.

4- Para este caso, o que importa será a opção “Instalações anteriores do Windows”. Como pode verificar na imagem em seguida, no nosso caso este ocupava perto de 40GB de espaço desnecessariamente. O espaço ocupado pode variar consoante o sistema.

 

limpeza disco windows

 

5- Selecione essa opção (e outras, caso pretenda uma limpeza adicional de ficheiros temporários), clicando em seguida sobre o botão “Remover ficheiros”.

6- Poderá demorar alguns minutos a que seja realizada a limpeza. Uma vez concluída será informado na mesma janela.

 

E está feito. Com estes passos acaba de recuperar uma percentagem de espaço em disco que pode agora ser utilizada para ficheiros realmente importantes. Se possui o seu disco próximo do limite, esta dica será sem duvida uma mais-valia e poderá ser realizada sempre que uma nova grande atualização do sistema seja lançada.

 

Quanto espaço conseguiu recuperar?

Deixe o seu comentário.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech