1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

Windows 10 limpeza

 

Nem todos podem ter sistemas com discos de elevada capacidade, e apesar de a capacidade dos SSD ter vindo a aumentar, com o preço a reduzir, ainda existem muitos sistemas que possuem SSD com capacidades mais reduzidas.

 

Nestes casos, e particularmente depois da instalação da Atualização de Maio de 2020 do Windows 10, é possível que o espaço em disco tenha sido consideravelmente reduzido. Um motivo para tal encontra-se no facto de o Windows Update realizar o backup das versões antigas do Windows, para restaurar o mesmo em caso de problemas com a atualização.

 

No entanto, se já se encontra na versão mais recente do Windows 10 e sem qualquer falha em particular, estes dados podem então ser eliminados, restaurando um pouco do espaço em disco que é mais útil para outras atividades. Felizmente isso pode ser feito de forma simples e rápida com as próprias ferramentas de limpeza do Windows 10. Neste artigo iremos ver como realizar esse processo.

 

1- Aceda às Definições do Windows 10 > Sistema > Armazenamento.

2- Na secção, selecione a opção “Configurar o Sensor de Armazenamento ou executá-lo agora

3- Na secção “Libertar espaço agora”, e caso surja, selecione a opção “Eliminar instalações anteriores do Windows”, clicando em seguida em “Limpar agora”.

 

sensor de armazenamento windows 10

 

Feito isto, o Windows deve proceder com a limpeza das versões anteriores do sistema guardadas na drive de instalação. Poderá demorar alguns minutos a ser concluído.

 

Se verificar que ainda necessita de mais espaço, pode também tentar limpar os ficheiros temporários do Windows. Para tal:

1- Volte ao ecrã de “Armazenamento” nas Definições do Windows

2- Carregue sobre a secção “Ficheiros temporários”, no local onde se encontra o disco do seu sistema

3- Seleccione todas as opções que pretenda remover. À partida, todas as opções indicadas devem ser conteúdos seguros para eliminação, exceto na Reciclagem – certifique-se que não existe algum ficheiro que pretenda restaurar mais tarde.

 

windows 10 limpeza

 

Feito isto clique em “Remover ficheiros” para iniciar o processo de limpeza.

 

Se tudo tiver sido feito com sucesso, deve ter conseguido remover uma grande parte do “Lixo” que foi deixada com a atualização do Windows 10, e deve agora ter um pouco mais de espaço no disco para guardar ficheiros que realmente sejam importantes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech