A Microsoft encontra-se a testar uma nova funcionalidade para o Windows, a qual irá reservar uma parte do espaço em disco do sistema para algumas atividades críticas do mesmo.
A nova build Insider 1903 do Windows 10 conta com uma nova funcionalidade apelidada de “reserved storage”. Esta funcionalidade retira algum do espaço em disco do sistema com vista a, segundo a Microsoft, garantir o bom desempenho geral do Windows e permitir a instalação de atualizações conforme necessário. Nos testes que o TugaTech realizou, o tamanho pode variar consoante o hardware, em torno dos 6-7 GB de espaço reservado.
Basicamente, uma parte do espaço em disco será reservada para ser utilizada apenas pelo sistema operativo. Desta forma, mesmo que o disco esteja completamente cheio, ainda será possível realizar tarefas fundamentais para o correto funcionamento do sistema, ou para permitir o acesso ao mesmo por parte dos utilizadores.
A Microsoft não planeia ativar esta funcionalidade por padrão em dispositivos que tenham o Windows 10 atualmente instalado, apesar de cada utilizador poder ativar o mesmo manualmente. No entanto, novas instalações do sistema irão contar com a mesma ativada por padrão, apesar de ser possível a sua desativação no futuro.
Até ao momento a funcionalidade ainda se encontra em testes para as builds do programa Insider, não estando ainda prevista a sua chegada na versão final do Windows.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!