A segurança dos utilizadores online pode ser comprometida nos mais variados formatos, e por vezes nem mesmo devido a uma aplicação possuir um elevado número de downloads indica que a mesma seja totalmente segura.
Recentemente a empresa AdGuard revelou ter descoberto um conjunto de extensões e aplicações para Android que estariam a roubar dados pessoais dos utilizadores. No total, estima-se que mais de 11 milhões de utilizadores possam ter sido afetados por este esquema.
Em causa encontram-se várias aplicações e extensões criadas pela empresa Big Star Labs, que se encontra ativa desde 2017.
As extensões e aplicações estariam a recolher o histórico de navegação dos utilizadores, enviando estes dados para os servidores da empresa. Os dados recolhidos poderiam ser atribuídos a utilizadores específicos visto possuírem diversas informações privadas da navegação feita.
Além disso, a própria empresa realiza uma boa tarefa em ocultar a sua identificação. As aplicações e extensões estariam a ser disponibilizadas sobre diferentes entidades nas várias lojas, além de que o próprio site da Big Star Labs não está publicamente acessível.
No entanto, a política de privacidade das diferentes aplicações revelam que podem ser recolhidos dados, não são indicados detalhes acerca das informações recolhidas e a empresa garante que os mesmos são anónimos, algo que se descobriu não ser o caso.
Em seguida encontra-se a lista de aplicações afetadas, sendo que a grande maioria já foi removida das respetivas lojas:
- Block Site (com aplicações para Android, Chrome e Firefox)
- AdblockPrime (para o sistema iOS)
- Mobile health club
- Speed BOOSTER
- Battery Saver
- AppLock | Privacy Protector
- Clean Droid
- Poper Blocker (extensão para Chrome e Firefox)
- CrxMouse
Nenhum comentário
Seja o primeiro!