1. TugaTech » Software » Análises, Dicas e Artigos sobre Software
Siga-nos

ecrã azul no windows

 

De todos os problemas que pode encontrar durante a utilização do Windows, um dos mais frustrantes será sem duvida o “Ecrã azul da morte” (ou BSOD). Este ecrã surge sempre que algo drasticamente errado acontece com o sistema, e impede a utilização do mesmo. Além disso, são bastante imprevisíveis, com alguns a ocorrerem em situações aleatórias.

 

A piorar a situação, a grande maioria dos erros que são apresentados não fornecem grandes detalhes sobre a causa, e alguns podem mesmo ser completamente ambíguos, com nenhuma razão de ser.

 

Neste artigo o TugaTech irá analisar alguns dos erros mais comuns de ocorrerem durante um ecrã azul, bem como possíveis formas de resolver os mesmos.

Eis alguns dos erros que iremos abordar neste artigo:

  • IRQL NOT LESS OR EQUAL
  • DATA BUS ERROR
  • MEMORY MANAGEMENT
  • MACHINE CHECK EXCEPTION
  • FAT FILE SYSTEM
  • INACCESSIBLE BOOT DEVICE
  • SYSTEM THREAD EXCEPTION NOT HANDLED

 

É, no entanto, aconselhado referir que esta lista refere apenas alguns dos possíveis erros e das suas resoluções. A lista completa de erros que podem surgir é bem mais extensa. Se necessário pode utilizar o nosso fórum para colocar a sua duvida, caso enfrente um erro que não esteja aqui listado.

 

IRQL NOT LESS OR EQUAL

 

Este será um dos erros mais comuns de surgir num ecrã azul, mas é também o mais complicado de se descobrir a origem. Por vezes este também se encontra associado com o erro PAGE FAULT IN NONPAGED AREA.

 

IRQL NOT LESS OR EQUAL

 

IRQL pode ser traduzido para Interrupt Request Level, o que normalmente indica que um programa ou driver tentou aceder a algum dado na memória RAM, mas falhou devido a essa informação encontrar-se protegida pelo sistema operativo para algum tipo de tarefa importante.

Quando esta situação ocorre sobre um programa especifico dentro do sistema operativo, normalmente não deve causar nenhum tipo de ecrã azul (embora o programa em si possa apresentar outros erros). No entanto, caso o pedido tenha sido feito por uma driver, então o sistema pode falhar por completo.

 

A maioria das drivers permitem criar um ponto de ligação entre o hardware físico do sistema e o sistema operativo – como é o caso das placas gráficas. No caso de o sistema negar o acesso a alguma informação que o driver necessita, então o componente em questão irá falhar levando ao ecrã azul.

 

Na grande maioria dos casos, este erro ocorre quando existem problemas com os drivers. A melhor forma de tentar corrigir o problema será atualizar os drivers do sistema para as versões mais recentes. Também pode acontecer caso algum driver esteja corrompido, pelo que a reinstalação das mesmas poderá resolver.

 

atualizar drivers no Windows 10

 

Infelizmente nem sempre é apresentada alguma informação sobre a driver que causou a falha, pelo que será necessário verificar as que normalmente causam problemas: gráfica, placa de rede, placa de som ou de outros periféricos.

 

Também pode acontecer que este erro surja quando exista um problema a nível do hardware. Um dos casos mais comuns será a nível do overclock a nível da placa gráfica ou do CPU, bem como algum tipo de dano físico nos componentes – gráfica, disco, etc.

Caso o sistema possua algum overclock ativo, tente restaurar os valores padrão do fabricante.

 

DATA BUS ERROR

 

Este erro normalmente ocorre quando existe algum problema associado com a memória RAM.

 

RAM

 

Será recomendado que se realize um teste aos módulos da RAM utilizando um programa como o MemTest, verificando se não existe algum problema físico com os mesmos. Por vezes pode também indicar algum tipo de defeito na entrada dos módulos – como detritos nos contactos ou um módulo mal inserido.

Teste retirar os módulos e voltar a colocar nas posições corretas, limpando os contactos da motherboard com um pouco de ar comprimido.

 

Por fim, se ainda assim não resolver o problema e caso possua mais do que um módulo de RAM instalado, teste retirar um módulo de cada vez, verificando até onde surge novamente o erro para identificar a RAM danificada.

 

MEMORY MANAGEMENT

overclock

 

Este erro normalmente ocorre quando é aplicado algum tipo de overclock na RAM ou no sistema em geral. Por norma deve ser facilmente resolvido com um acesso à BIOS, verificando se todas as configurações da RAM estão corretas – velocidade, voltagem, etc.

Caso tenha aplicado algum tipo de overclock, restaure os valores padrão.

 

MACHINE CHECK EXCEPTION

 

Este é um dos erros mais comuns para quem costume realizar overclock no sistema. Por norma indica que o CPU encontra-se com alguma configuração demasiado elevada para o que será suportado pelo mesmo.

 

Por exemplo, poderá indicar que a voltagem é elevada ou o clock/ratio aplicado na BIOS é demasiado elevado. A redução dos valores ou desativar por completo o overclock deverá resolver o problema.

Caso decida realizar novamente o overclock, tente manter os valores dentro de limites mais reduzidos.

 

> FAT FILE SYSTEM ou NTFS FILE SYSTEM

 

Este erro normalmente ocorre quando existe algum problema associado com o disco rígido, seja a nível físico ou com o sistema de ficheiros. Embora possa também indicar algum tipo de problema com as drivers, a situação mais comum encontra-se mesmo a nível do disco em si e do sistema de ficheiros.

 

disco rigido interior

 

Antes de qualquer intervenção será recomendado realizar um backup completo dos dados existentes nos discos, pois existe a forte possibilidade de os mesmos serem perdidos permanentemente.

 

Depois de feito o backup, tente realizar uma verificação de erros no disco, utilizando o próprio Windows para tal. Caso o fabricante do disco disponibilize alguma ferramenta de diagnóstico – como a SeaTools para discos da Seagate – recomenda-se também a sua utilização.

 

INACCESSIBLE BOOT DEVICE

 

Este erro normalmente ocorre durante o arranque do sistema operativo, e indica algum tipo de problema com o disco ou os setores de arranque do mesmo.

Em caso de problemas com os setores, a utilização do “Reparador de arranque” do Windows ou a verificação por erros tradicional deverá resolver o problema. Também poderá acontecer que, caso tenha modificado alguma opção na BIOS, esteja selecionado o método incorreto de ligação SATA.

 

BIOS IDE ACHI

 

O padrão recomendado deverá ser o modo SATA AHCI, mas caso altere esta definição depois do sistema operativo ter sido instalado irá levar ao erro. A simples alteração para AHCI, RAID ou IDE deverá resolver o problema neste caso.

 

SYSTEM THREAD EXCEPTION NOT HANDLED

erro ecrã azul system

 

Este é mais um dos erros comuns de surgirem em ecrãs azuis, mas que a sua identificação será bastante complicada. Não existe uma razão especifica que leve ao erro, mas por norma deverá indicar algum tipo de problema com as drivers.

Em certas situações pode ser apresentada alguma informação sobre a driver em particular que levou à falha, o que pode ajudar na identificação da mesma. Caso essas informação surja, a reinstalação ou remoção da mesma deve ser suficiente para resolver o problema.

 

Outros Erros?

 

A lista de erros é bastante extensa, pelo que seria praticamente impossível de identificar cada um individualmente.

Caso esta lista de erros comuns não forneça o erro que procura, recomendamos que anote a informação do ecrã azul e coloque a sua questão no fórum do TugaTech para se verificar melhor.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech