A Microsoft pretende facilitar a tarefa aos programadores e interessados que pretendam ter o seu sistema operativo totalmente na cloud. A empresa revelou recentemente o seu novo serviço “Windows Virtual Desktop”, que basicamente consiste num sistema exclusivo para os utilizadores e acessível totalmente da Cloud.
Segundo a empresa, esta plataforma pretende fornecer a melhor experiência possível em virtualização do Windows e do Office a partir do Azure. A empresa sublinha ainda que este é um dos únicos serviços que permite a integração de diferentes utilizadores dentro da mesma plataforma, além de facilitar a distribuição de recursos conforme necessário.
A partir desta plataforma os utilizadores podem aceder ao sistema tal como se fosse um desktop, sem terem de se preocupar com questões em nível de hardware ou até a instalação e configuração do sistema operativo. Além disso, as diferentes aplicações também podem ser virtualizadas, o que garante uma camada adicional de segurança.
Juntamente com o Windows 10, a empresa também irá fornecer o acesso a instalações do Windows 7 – algo importante para algumas empresas que possuam software não compatível com versões recentes do Windows.
O Windows Virtual Desktop encontra-se a ser fornecido aos utilizadores com licenças do Windows 10 Education e Windows 10 Enterprise. Para os restantes deverá ser disponibilizada a plataforma pública de testes perto do final do ano, onde será possível conjugar as subscrições do Azure para começar a utilizar o serviço.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!