Em menos de uma semana, surge mais uma vez um caso de aplicações maliciosas descobertas sobre a loja de aplicações da Google.
A empresa de segurança ESET revelou a descoberta de um conjunto de 9 aplicações na Play Store da Google que se encontravam a forçar a apresentação de publicidade para os utilizadores. Uma das apps detectadas era a “Remote control for TV and home electronics”, a qual possua mais de 5 milhões de utilizadores ativos – de acordo com os dados da própria Play Store. No total, as 9 aplicações descobertas possuíam mais de 8 milhões de utilizadores em todo o mundo.
Segundo a investigação da empresa de segurança, nenhuma das aplicações funcionava como era esperado. Estas apenas tinham o propósito de apresentar conteúdo publicitário para os utilizadores, de forma a gerar rendimento para os criadores das mesmas. A funcionalidade destas não era realizada como esperado ou, em algumas situações, nem se encontravam programadas de todo no código da app.
Todas as apps descobertas pertenciam ao programador “Tools4TV”, que estaria ativo na Play Store desde meados de 2015. A lista completa de aplicações inclui:
- Remote control
- TV remote controller
- TV remote controlling
- Remote for Air conditioner
- Remote for television for free
- Air conditioner remote control
- Universal TV remote controller
- Remote control for the car (prank)
- Remote control for TV and home electronics
Este é o segundo caso de aplicações adware descobertas na Play Store no espaço de uma semana, o que reforça a necessidade dos utilizadores terem atenção ao que instalam mesmo a partir desta fonte. Na semana passada, os investigadores da empresa Trend Micro descobriram mais de 85 apps adware dentro da Play Store, que também estavam a apresentar publicidade excessiva para os utilizadores com vista a obterem rendimento para os seus criadores.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!