1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

facebook controlar dados

 

Uma das principais fontes de receita do Facebook passa pela publicidade que esta apresenta aos utilizadores. Muita desta publicidade é apresentada de forma direcionada, com base nos interesses de cada um – dados que são recolhidos pela plataforma automaticamente.

 

No entanto, um estudo recente aponta que existe uma grande percentagem de utilizadores que desconhecem a recolha destes dados por parte da rede social. Segundo um estudo realizado pelo Pew Institute, cerca de 74% dos entrevistados revelam desconhecer que o Facebook recolhe os seus interesses durante a utilização da plataforma.

 

Os participantes no estudo foram confrontados com as suas páginas de preferências de anúncios dentro da rede social, sendo que 60% afirmam que os interesses apresentados eram realmente o que se esperava. Além disso, 51% afirmaram não gostar da forma como o Facebook cria esta lista de interesses num formato automático de algo oculto do público em geral.

 

resultados estudo

 

De relembrar que, ao longo dos últimos anos, o Facebook tem vindo a ser confrontado com vários problemas relativos à privacidade dos seus utilizadores e de um abuso na recolha de informações dos mesmos.

Apesar de Mark Zuckerberg ter afirmado no passado que os utilizadores possuem sempre controlo dos seus dados e preferências, estudos como os realizados pelo Pew Institute continuam a demonstrar que o público em geral possui um vasto desconhecimento sobre a recolha de informação feita pela plataforma social.

 

Além disso, a própria plataforma torna muitas das ferramentas de controlo destes dados difíceis de serem analisadas ou utilizadas, com passos extra necessários para desativar ou remover interesses dos utilizadores.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech