1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

facebook controlar dados

 

Uma das principais fontes de receita do Facebook passa pela publicidade que esta apresenta aos utilizadores. Muita desta publicidade é apresentada de forma direcionada, com base nos interesses de cada um – dados que são recolhidos pela plataforma automaticamente.

 

No entanto, um estudo recente aponta que existe uma grande percentagem de utilizadores que desconhecem a recolha destes dados por parte da rede social. Segundo um estudo realizado pelo Pew Institute, cerca de 74% dos entrevistados revelam desconhecer que o Facebook recolhe os seus interesses durante a utilização da plataforma.

 

Os participantes no estudo foram confrontados com as suas páginas de preferências de anúncios dentro da rede social, sendo que 60% afirmam que os interesses apresentados eram realmente o que se esperava. Além disso, 51% afirmaram não gostar da forma como o Facebook cria esta lista de interesses num formato automático de algo oculto do público em geral.

 

resultados estudo

 

De relembrar que, ao longo dos últimos anos, o Facebook tem vindo a ser confrontado com vários problemas relativos à privacidade dos seus utilizadores e de um abuso na recolha de informações dos mesmos.

Apesar de Mark Zuckerberg ter afirmado no passado que os utilizadores possuem sempre controlo dos seus dados e preferências, estudos como os realizados pelo Pew Institute continuam a demonstrar que o público em geral possui um vasto desconhecimento sobre a recolha de informação feita pela plataforma social.

 

Além disso, a própria plataforma torna muitas das ferramentas de controlo destes dados difíceis de serem analisadas ou utilizadas, com passos extra necessários para desativar ou remover interesses dos utilizadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech