O Facebook é uma das plataformas mais controversas no que respeita ao alcance das publicações na rede. Apesar de a plataforma tentar apresentar os conteúdos para os utilizadores interessados, através de sofisticados algoritmos, ainda assim nem sempre isso parece acontecer.
Alguns rumores que andavam a ser partilhados pela Internet apontavam que a rede social apenas apresentava os conteúdos publicados para “cerca de 25 pessoas”. Face a isto, a empresa decidiu deixar algumas informações e explicações sobre como a apresentação de conteúdos no feed principal funciona.
A partir do seu blog oficial, a plataforma começa por afirmar logo que “o Facebook não coloca um limite para o número de pessoas que podem ver as mensagens publicadas no Feed de Noticias principal”. Ramya Sethuraman, gerente de produtos que trabalha no ranking do Feed de Notícias, afirma que este funcionamento da timeline não faria qualquer sentido, tendo em conta que os utilizadores iriam apenas verificar os conteúdos publicados por uma pequena parte da comunidade e não teriam interesse em retornar à rede social.
Para a plataforma, tudo começa nos algoritmos que são utilizados para classificar o grau de importância de uma publicação. Os algoritmos da empresa organizam as publicações do Feed de Noticias principal com base nos interesses dos utilizadores, pelo que é muito fácil de fazer os rumores parecem verdadeiros.
Estes sistemas colocam em prioridade as pessoas, grupos ou páginas com as quais o utilizador mais comunique e interaja, pelo que existe uma maior probabilidade de surgirem conteúdos destes quando uma nova mensagem é publicada.
É possível que um determinado utilizador veja apenas mensagens publicadas por um determinado conjunto de amigos, grupos ou páginas, caso essas sejam as que possuem mais interesses em comum com o mesmo. Mas, conforme seja realizado o “scroll” na timeline, os conteúdos vão sendo diversificados.
No final, os conteúdos que são apresentados vão ao encontro do que seria de esperar: as pessoas ou grupos com quem mais interaja, deixe comentários ou gostos, vão surgir mais vezes no início do Feed de Noticias. Aqueles com quem menos possui interações vão surgindo numa cadeia inferior da lista.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!