As trotinetes elétricas estão cada vez mais populares pelas grandes cidades, sendo uma alternativa económica, simples de utilizar e amiga do ambiente para a mobilidade. No entanto, também existem algumas questões a nível da segurança que devem ser revistas.
Recentemente foi descoberta uma vulnerabilidade nas trotinetes eléctricas produzidas pela Xiaomi, que permite aos atacantes controlarem remotamente a mesma. A falha foi descoberta pela empresa de segurança zLab, e com apenas um telemóvel é possível controlar estes equipamentos remotamente.
A falha afeta os modelos M365, e utiliza para tal o módulo Bluetooth – que não necessita de qualquer tipo de autenticação para validar o acesso. Uma vez no controlo da trotinete, passa a ser possível acelerar, travar ou bloquear o uso da mesma, o que pode levar a possíveis casos de acidentes.
> Xiaomi não possui solução
A complicar o problema, a fabricante afirma que não será possível resolver a falha nos modelos atualmente existentes. O módulo de Bluetooth utilizado nas trotinetes é fabricado por uma empresa terceira, fora do controlo da Xiaomi, e apenas esta pode corrigir o problema na linha de produção.
Além disso, a correção apenas pode ser aplicada em futuros equipamentos produzidos, não nos que estejam atualmente a ser utilizados.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!