Aplicar o root num sistema Android tem vindo a ser uma tarefa cada vez mais complicada, e com a nova versão beta do Android Q já disponível, esta revela-se ainda mais difícil de ser aplicada.
John Wu, programador responsável pelo desenvolvimento da solução de root “Magisk”, tem vindo a tentar aplicar um método de root na nova versão do Android desde que a mesma se encontra disponível, mas segundo o mesmo a tarefa foi bastante mais complicada que o normal.
De acordo com as publicações do mesmo a partir do Twitter, a Google modificou muitas áreas críticas do sistema operativo que, normalmente, eram utilizadas para garantir o acesso root ao mesmo. Além disso, algumas das funcionalidades que eram anteriormente exploradas para este método foram também mais encriptadas e até mesmo removidas, tornando a tarefa muito mais complicada.
O próprio chegou a revelar que o método para aplicar root no Android Q poderia ser bastante mais complicado que o tradicional e demorar meses a chegar de forma estável.
Um dos pontos que foi alterado encontra-se nas partições lógicas, que receberam bastantes modificações para garantir a encriptação e segurança do sistema base. Apesar de isso ser bom para os utilizadores finais, não o é para quem esteja a tentar aceder a áreas que não deveriam ser acedidas normalmente...
No entanto, depois de dois dias de programação intensiva, foi revelado que já é possível obter root sobre o Android Q – embora por enquanto isto apenas seja possível no Pixel de 1 e 2 geração.
O método para aplicar o root do sistema ainda é considerado uma versão “canary”, e consequentemente bastante instável. No entanto tudo aponta que venha a melhorar durante as próximas semanas.
Obviamente, os utilizadores podem testar implementar o método nos seus equipamentos, sendo que toda a informação encontra-se disponível no portal XDA-Developers. No entanto, este processo é recomendado apenas para utilizadores com conhecimentos avançados ou programadores, tendo em conta que ainda é algo bastante rudimentar e passível de falhas.
Seja como for, são boas notícias para a comunidade, que poderá assim ter uma versão de root disponível quando as versões estáveis do Android Q começarem a ser disponibilizadas. Seja como for, é importante sublinhar que a Google ainda pode realizar mais alterações ao sistema durante os próximos meses, tendo em conta que apenas agora foi disponibilizada a primeira versão beta do sistema.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!