1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

google play store

 

Foi recentemente descoberto um conjunto de novas aplicações fraudulentas na Play Store, que estariam a utilizar táticas para obter rendimentos de publicidade dos seus utilizadores de forma desonesta.

 

AS aplicações agora descobertas faziam parte da empresa DU Group, que recentemente foi separada da sua empresa mãe – a Baidu. As aplicações descobertas estariam a realizar fraude sobre os anúncios que eram apresentados para os seus utilizadores.

 

Este esquema é similar ao que foi revelado em meados de Novembro de 2018, onde diversas aplicações populares na Play Store foram descobertas a realizar fraude sobre a apresentação de anúncios publicitários. Os criadores das apps estariam a simular o toque em publicidade por parte dos utilizadores, o que se traduzia posteriormente em receitas para os mesmos.

Este esquema chegou a afetar empresas bem reconhecidas em apps para Android, como a chinesa “Cheetah Mobile” – criadora de aplicações como a Clean Master e o Battery Doctor.

 

De acordo com o portal BuzzFeed, foi agora descoberto um esquema similar por parte de seis aplicações da empresa DU Group. Entre estas encontram-se as apps Selfie Camera, Total Cleaner, Smart Cooler, RAM Master, AIO Flashlight e Omni Cleaner.

Algumas destas aplicações contam com mais de 10 milhões de downloads da Play Store cada, num total de aproximadamente 90 milhões de downloads entre todas.

 

exemplo de aplicação fraudolenta

 

A pratica em questão, além de trazer rendimento para os criadores das apps de forma desonesta, também comprometia a privacidade dos utilizadores – uma vez que estes encontravam-se a aceder a sites da publicidade de forma aleatória, sem que tivessem intenções dessa tarefa. Por fim, a fraude também afetava os criadores dessa publicidade, que teriam de pagar pelos acessos realizados, mesmo que não se tenham traduzidos em visitas reais. Na altura, o esquema foi associado com a utilização de um SDK de terceiros.

 

A piorar a situação, as apps agora descobertas também estariam a enviar vários dados dos dispositivos onde eram instaladas para servidores localizados na China – e detidos pela empresa mãe Baidu. Esta recolha de dados não era especificada na Política de utilização das apps – as quais, em alguns dos casos, encontravam-se até em domínios gratuitos de plataformas de blog online, como o Tumblr e Blogspot.

 

Todas as aplicações agora descobertas a realizar esta fraude foram removidas da Play Store – e os utilizadores que tenham instalado as mesmas pela loja da Google devem também ter as apps removidas automaticamente dos seus equipamentos. Além disso, estas foram também bloqueadas da plataforma de publicidade da Google, deixando de gerar receita para os seus criadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech