Uma base de dados contendo milhares de contactos para celebridades do Instagram, marcas e influenciadores digitais foi encontrada na Internet e publicada online.
Segundo relata o portal TechCrunch, a base de dados encontrava-se armazenada na plataforma cloud da Amazon, e possuía mais de 49 milhões de registos acessíveis sem qualquer seja ou outro género de credencial. Entre os detalhes encontrava-se informação disponível publicamente em perfis do Instagram influentes – fotos de perfil, data de nascimento, biografia, links, entre outros – juntamente com várias informações privadas, como é o caso de número de telefone e emails pessoais.
A base de dados também possuía um valor aproximado sobre o quanto valeria cada conta do Instagram analisada, com base no número de publicações, seguidores e gostos. A base de dados foi descoberta como sendo pertencente à empresa Chtrbox, que recompensa influenciadores digitais pela publicação nos seus perfis de marcas e outros detalhes – enquanto recolhia informações dos perfis associados.
No entanto, dentro da base de dados descoberta, encontravam-se também perfis e dados associados a utilizadores que nunca tiveram associados com a Chtrbox, o que aponta para um possível roubo de informações a partir de outras fontes.
Depois da história ter sido publicada, a base de dados foi desativada por parte da Chtrbox, mas até ao momento a empresa não emitiu nenhum comunicado acerca da informação recolhida. O Facebook, empresa responsável pelo Instagram, já revelou que se encontra a investigar a situação e se os dados obtidos foram dentro da legalidade ou não, bem como o motivo de se encontrar numa base de dados pública e sem segurança.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!