1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows XP da Microsoft

 

Recentemente foi divulgada uma nova vulnerabilidade grave de segurança em sistemas Windows, que pode afetar mais de um milhão de equipamentos com o sistema. Conhecido como “BlueKeep”, a falha foi considerada tão grave que a Microsoft lançou uma correção mesmo para sistemas antigos que já tinham deixado de receber suporte oficial da empresa.

 

Agora, a Microsoft volta a apelar os administradores de redes e sistemas para atualizarem os sistemas, com vista a resolver a vulnerabilidade, com a máxima urgência possível. A falha foi considerada bastante grave, podendo mesmo vir a tomar proporções similares às do ataque de ransomware Wannacry.

Simon Pope, diretor do Centro de Resposta de Segurança da Microsoft, relembra que demorou apenas 90 dias para que o Wannacry fosse considerado um dos malwares mais destrutivos e de mais rápida infeção de sempre.

 

O executivo afirma que a correção já se encontra disponível nas últimas duas semanas, mas até agora ainda não foi descoberto um ataque em larga escala que faça uso da mesma. Porém, isso não impede que o mesmo venha a surgir no futuro, pelo que a atualização do sistema operativo ainda é o passo mais recomendado.

 

O BlueKeep pode levar à infeção dos sistemas Windows XP, Vista e Server 2003. Aproveitando a falha, utilizadores maliciosos poderiam conseguir controlar os dispositivos, de forma remota. Esta falha pode ainda permitir que o malware infete outros sistemas vulneráveis, no que muitos especialistas consideram ser algo ainda mais grave que o WannaCry e o NotPetya.

 

A falha encontra-se sobre o Remote Desktop Protocol, um protocolo utilizado pelo Windows para a realização de ligações em Ambiente de Trabalho remoto. Tendo em conta a funcionalidade, esta será ainda mais grave em casos de servidores com o Windows Server 2003.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech