Os programas para Windows desenhados através do Visual Studio podem necessitar que o sistema tenha instalado o Microsoft Visual C++ Redistributable. Este requisito é algo comum para uma grande maioria dos programas disponíveis para Windows, nomeadamente para jogos.
No entanto, a instalação destes pacotes tinha vindo a ser uma grande dor de cabeça. Isto porque a Microsoft fornecia pacotes do Microsoft Visual C++ Redistributable baseados em anos diferentes, e conforme as necessidades de cada aplicação especifica.
Se já instalou o Visual C++ no passado certamente que possui, na lista de programas instalados, um conjunto bastante alargado de distribuições do mesmo e sobre diferentes datas (2005,2008,2015, entre outras).
Por um lado, esta distribuição permitia aos utilizadores instalarem os pacotes que realmente necessitariam para as aplicações vulgarmente utilizadas, mas a verdade é que a confusão levava a que muitos utilizadores não soubessem qual o pacote correto a instalar, tivessem de perder mais tempo a verificar os que estariam já instalados, entre outros problemas.
Felizmente a Microsoft parece estar ciente deste problema, sendo que revelou agora um instalador universal para as distribuições mais recentes do Microsoft Visual C++ Redistributable. Com o novo Visual C++ 2019 redistributable, os utilizadores deixam de necessitar de instalar versões anteriores do programa, nomeadamente as versões 2015 e 2017, sendo que a mais recente versão será compatível com ambas.
Ou seja, os utilizadores apenas necessitam de descarregar e instalar um pacote, que irá suportar versões mais antigas do programa. O Universal C Runtime pode ser descarregado a partir do site oficial da Microsoft, nos seguintes links:
- x86: vc_redist.x86.exe
- x64: vc_redist.x64.exe
- ARM64: vc_redist.arm64.exe
Infelizmente, pacotes mais antigos que a versão de 2015 ainda necessitam de ser instalados manualmente, mas felizmente a lista de programas que utilizam estas versões desatualizadas é bastante reduzida, pelo que não devem causar impacto no final.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!