1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Microsoft logo wallpaper

 

Se utiliza uma aplicação da Microsoft no seu smartphone Android, é possível que a empresa esteja a discretamente a injetar publicidade dentro da opção de “Partilha” do próprio Android sem que se aperceba disso.

 

Recentemente foi descoberto que algumas aplicações da Microsoft estão a integrar na opção de “Partilha” nativa do Android a publicidade a apps não instaladas no sistema. Estas aplicações surgem como se fossem apps nativas instaladas no sistema, mas que na realidade não o estão – os utilizadores são reencaminhados para a sua instalação dentro da Play Store.

 

Como exemplo, de acordo com o portal The Verge, os utilizadores que tenham a aplicação “O meu telemóvel” instalada – que permite a sincronização do dispositivo com sistemas baseados no Windows 10 – e tentem partilhar uma foto através do menu de partilha tradicional do Android, é possível encontrar-se a opção “Microsoft OneDrive (Install)”, que redireciona os utilizadores para a página de instalação do OneDrive na Play Store.

 

publicidade da microsoft onedrive

 

Ao que tudo indica, esta prática da Microsoft encontra-se em funcionamento desde meados de Fevereiro, mas apenas agora começou a ser divulgada em maior escala. Basicamente, qualquer dispositivo que tenha uma aplicação da Microsoft instalada pode vir a apresentar publicidade para outras apps sem que o utilizador se aperceba diretamente disso.

 

Apesar de os ícones surgirem de forma discreta no sistema, e a grande maioria dos utilizadores pode nem reparar nos mesmos, ainda assim a Microsoft está a deixar uma forma de potencial abuso para outras entidades realizarem ações similares no futuro, sobretudo se a Google não começar a limitar a forma como esta funcionalidade pode ser implementada por apps na Play Store.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech