1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

WhatsApp

 

O WhatsApp tem vindo a integrar várias novidades nas versões mais recentes, e brevemente pode vir a receber também algo de destaque por entre as aplicações de mensagens: a possibilidade de comunicação sem acesso à Internet.

 

De acordo com o portal WABetaInfo, as mais recentes versões beta do WhatsApp contam com indícios que a empresa está a testar um novo sistema para envio de mensagens mesmo quando não se tenha acesso à Internet.

Este novo sistema iria utilizar as tradicionais mensagens SMS para permitir o envio dos conteúdos para a plataforma. Assim, mesmo que o utilizador estivesse numa área sem cobertura de Internet, mas ainda tiver acesso à rede da sua operadora, a aplicação irá converter automaticamente o conteúdo em mensagens SMS, continuando a conversa na normalidade com os contactos.

 

Este novo sistema também iria permitir a utilização do WhatsApp em praticamente qualquer equipamento móvel, desde que se consiga enviar uma SMS o dispositivo poderia ser suportado. Desta forma, mesmo plataformas onde o WhatsApp tenha sido descontinuado oficialmente, poderiam vir a suportar novamente o serviço através desta funcionalidade.

 

Um dos principais contratempos na implementação deste sistema encontra-se sobre a encriptação das mensagens. Todas as mensagens enviadas pelo WhatsApp encontram-se encriptadas ponta a ponta, pelo que a empresa teria de encontrar uma forma de converter as mensagens SMS também para utilizarem este processo – algo que, por enquanto, ainda não é possível de forma direta.

Outra possibilidade estaria em desativar a encriptação das mensagens quando estas forem enviadas via SMS, mas isso iria contra os objetivos do WhatsApp em primeiro lugar, e será improvável que venha a ser implementado na funcionalidade.

 

Por enquanto todas as informações obtidas partem apenas de rumores, e não existe uma confirmação oficial da empresa em como a funcionalidade irá ser lançada – e tão pouco quando isso irá acontecer.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech