1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Vários ataques de piratas informáticos desviaram de empresas e entidades europeias licenças para a emissão de carbono (CO2). O desfalque realizado nos últimos dias ascende a vários milhões de euros.


A Comissão Europeia foi obrigada a intervir ontem com a suspensão do comércio de licenças para a emissão de carbono (CO2) no espaço comunitário.

Antes do executivo europeu, já cinco estados-membros tinham tomado medidas idênticas devido a desfalques causados por ataques à plataforma eletrónica que suporta as transações relacionadas com as licenças de emissão de carbono para a atmosfera.

Um dos casos mais ilustrativos da investida dos piratas teve lugar na República Checa, com a corretora Blackstone Global Ventures, que terá registado a usurpação, por via eletrónica, das licenças correspondentes a emissões de 475 mil toneladas de carbono.

A corretora checa estima que as licenças usurpadas tenham um valor de cerca de sete milhões de euros.

Não é a primeira vez que os hackers colocam na mira a plataforma de atribuição de licenças de emissões de carbono que é usada por entidades e empresas europeias.

Empresas alemãs já tinham dado o alerta, em Fevereiro, para intrusões nas suas contas; na Roménia uma empresa deu a conhecer, em Novembro, um caso de desvio de licenças.

Os especialistas admitem a existência de um circuito ilegal de venda de licenças de emissão de carbono. O que pode valer grandes proventos para os cibercriminosos, e não menos importante, dar a empresas e entidades menos respeitadoras do ambiente e da ética, a possibilidade de continuarem a emitir substâncias poluentes sem o devido controlo das autoridades.

Em Portugal, não há registo de ataques com vista ao desvio de licenças de emissões de carbono. Segundo notícia do Público, as autoridades portuguesas estão a implementar um sistema de dupla identificação na plataforma eletrónica que transaciona as licenças
Fonte: Exame Informática







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech