O Instagram anunciou novas medidas para ajudar a restringir conteúdos relacionados com a perda de peso e de cosméticos para os menores de 18 anos.
De acordo com o comunicado da rede social, esta medida encontra-se dentro dos objetivos da empresa em reduzir o conteúdo “tóxico” que é apresentado para os menores na plataforma, sendo nefasto para a saúde física e mental dos mesmos.
A piorar a situação, muitos dos produtos dentro desta categoria publicitados na plataforma são falsos ou possuem informações que nem sempre são as mais fidedignas – como é o caso de produtos destinados ao emagrecimento rápido ou dietas “milagrosas”.
Estes produtos costumam ser aproveitados para publicidade pelos influenciadores da plataforma, normalmente contas com um grande impacto no número de seguidores, que nem sempre são exatamente testados pelas pessoas que os publicitam – apenas a troco da publicidade.
Um desses exemplos encontra-se sobre um recente caso que ocorreu com Kim Kardashian, que em Maio de 2018 utilizou a sua conta do Instagram para publicitar um novo “chupa-chupa” milagroso que prometia reduzir o peso – algo que, tendo em conta tratar-se de um doce, seria considerado logo à partida impossível.
A medida também surge depois de o Instagram ter sido considerada uma das piores redes sociais para a saúde mental dos jovens e o impacto no dia a dia dos mesmos. Muitos jovens viram-se para os seus fãs na plataforma e tendem a seguir as suas pisadas, nomeadamente na compra dos mesmos produtos que estes.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!