1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google play Store logo

 

Ao longo dos últimos meses, a Google tem sido bastante criticada pela sua falta de capacidade em garantir a segurança dos utilizadores com as aplicações disponíveis na Play Store. Praticamente todas as semanas surgem noticias de aplicações maliciosas descobertas dentro da loja oficial do Android, o que deita abaixo a imagem da empresa.

 

No entanto, a Google parece estar ciente destes problemas, estando a testar algumas possíveis melhorias no sistema de segurança da loja. Segundo a descoberta de um utilizador do portal XDA-Developers, sobre a versão mais recente da Google Play Store para Android, a empresa encontra-se a integrar um novo sistema para detetar possíveis aplicações maliciosas ou instaladas por fontes não oficiais.

 

Uma das novas funcionalidades seria o “Modo Incógnito”, normalmente associado com os navegadores, mas que iria neste caso permitir navegar pela Play Store sem que os dados dos utilizadores fossem recolhidos. Por exemplo, isto iria evitar que a Google recolhesse dados para posterior apresentação de apps recomendadas ou similares a outras que os utilizadores tenham instalado. Além disso, pesquisas feitas dentro da loja também não seria registadas, impedindo assim que esses dados pudessem ser utilizados para fins de publicidade ou sugestões.

 

Outra novidade encontra-se sobre o sistema de alerta para apps instaladas fora da Play Store. Sempre que for detetada uma aplicação instalada fora da Play Store, o sistema irá apresentar uma notificação ao utilizador sobre os riscos desta prática, com o objetivo de encorajar o uso da loja – que apesar de todos os problemas, ainda é um método bem mais seguro que instalar apps de fontes desconhecidas na Internet.

 

Por enquanto estas funcionalidade ainda se encontram em testes pela empresa, e não estão disponíveis para os utilizadores finais. É possível que venham a ser implementadas de forma nativa no futuro diretamente na Play Store.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech