A empresa de segurança Sophos revelou ter descoberto um conjunto de aplicações maliciosas dentro da Play Store da Google, as quais foram instaladas por mais de 1.3 milhões de utilizadores.
No total foram descobertas 15 aplicações com conteúdo malicioso, sendo que a grande maioria destinava-se a apresentar publicidade de forma abusiva para os utilizadores dentro do sistema. Para tentar ocultar as atividades, as aplicações ocultavam-se pouco depois de serem instaladas, permanecendo em “segredo” dentro do sistema. A única forma de desinstalar as mesmas seria aceder às definições do Android e procurar na lista de apps instaladas pelo nome das mesmas.
Além disso, as aplicações também poderiam mudar o ícone ou nome das mesmas dentro do sistema, para que até mesmo nas Definições do Android parecessem ser apps legitimas do sistema – como é o caso da Google Play Store ou uma aplicação de backup nativa do Android.
A maioria das aplicações descobertas faziam-se passar por editores de fotos, leitores de códigos QR e utilitários de backup ou limpeza dos dispositivos. A lista de aplicações inclui os seguintes nomes:
- Flash On Calls & Messages
- Read QR Code
- Imagine Magic
- Generate Elves
- Savexpense
- QR Artifact
- Find Your Phone : Whistle
- Scavenger---speed guard
- Auto Cut Out Pro
- Background Cut Out
- Photo Background
- ImageProcessing
- Background Cut Out New
- Auto Cut Out
- Auto Cut Out 2019
Algumas das aplicações também tentavam ocultar as suas atividades ao iniciar a apresentação de publicidade apenas depois de um período de tempo de serem instaladas, reduzindo a probabilidade dos utilizadores associarem o caso com as mesmas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!