1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

YouTube logo

 

Um homem foi recentemente condenado pela justiça norte-americana depois de ter tentado extorquir dinheiro a vários youtubers, num esquema de fraude bastante lucrativo para o mesmo.

 

O homem, residente no Nebrasca, foi condenado ao pagamento de uma multa de 25 mil dólares e a pedir desculpas publicamente pelo golpe que terá realizado, explorando o sistema de denuncias do YouTube para o efeito.

O esquema era bastante simples: utilizando um conjunto de contas falsas, o homem levava um canal a ser quase banido da plataforma devido a violações dos direitos de autor. Quando os criadores de conteúdos estavam quase a perder acesso aos seus canais, o homem entrava em ação pedindo uma determinada quantia monetária para evitar que a ação fosse tomada.

 

Normalmente os pedidos concentravam-se para canais destinados a videojogos e noticias, com os pedidos de “resgate” para evitar o terceiro “strike” no canal a chegarem aos 300 dólares. Não se sabe exatamente quanto dinheiro foi obtido a partir deste esquema.

 

Christopher Brady explorou, durante largos meses, os sistemas de reportar vídeos do YouTube para realizar este esquema, o que foi prejudicado pela ineficácia do YouTube em restringir e analisar este género de denuncias. O sistema baseava-se apenas no número de denuncias feitas, que caso fossem atingidas levavam ao bloqueio do vídeo sem uma validação manual da empresa.

 

Brady terá chegado a um acordo com o tribunal para o pagamento da indemnização e pedido publico de desculpas sobre o caso. Além disso, a medida foi um dos motivos pelos quais o YouTube também implementou algumas mudanças na forma como os vídeos são revistos por violações de direitos de autor, numa mudança realizada em Fevereiro de 2019.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech