ah? 512GB de memória RAM? Isso nem a maioria dos servidores tem
Não sei onde está a ir buscar essas informações, mas com uma rápida pesquisa no Google encontra tudo
O objetivo do Windows 64 bits é permitir suportar operações de 64 bits, e na maioria dos casos, para os consumidores domésticos, interessa para garantir mais do que 4GB de ram.
Se tiver um computador com mais do que 4GB de RAM, e utilizar um Windows 32 bits, o sistema não vai reconhecer mais do que 4GB - é o limite da arquitectura. Dai que para esses casos necessita de uma versão do Windows de 64 bits.
De resto, não existe mais nada de diferente, é apenas isso. As aplicações de 32 bits vão continuar a funcionar na mesma dentro do sistema de 64 bits (o contrário é que não). Não existe nada de diferente além disso.
Isto não quer dizer que, por ter menos de 4GB de RAM, deva instalar a versão de 32 bits. A de 64 irá funcionar perfeitamente - alias, alguns sistemas Linux para computadores domésticos já nem fornecem sistemas de 32 bits...
Não faz sentido instalar a versão de 32 bits nos dias atuais, a menos que o sistema seja realmente velho ao ponto de o processador não suportar 64 bits - e como referido, praticamente todos os processadores lançados nos últimos 10-15 anos (ou até mais antigos) suportam 64 bits.