1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

TikTok

 

A plataforma do TikTok tem vindo a ganhar bastante sucesso em diferentes mercados, e Portugal não é exceção. Ao longo dos últimos meses a plataforma tem vindo a ganhar utilizadores em força, sobretudo sobre a vertente mais jovem.

 

No entanto, tem vindo também a surgir relatos das possíveis falhas de privacidade e segurança, bem como vários casos de censura e práticas menos assertivas da empresa face à sua comunidade. As mais recentes alegações apontam para o facto de a entidade Bytedance não se encontrar muito preocupada com as legislações europeias do RGPD, com dados dentro da plataforma a serem partilhados com terceiros e sem as respetivas autorizações dos consumidores.

 

De acordo com o investigador Matthias Eberl, o TikTok encontra-se a recolher os hábitos dos utilizadores sobre quais os conteúdos visualizados dentro da plataforma, nomeadamente os vídeos e musicas mais populares dentro da rede social. Estes dados estão a ser recolhidos pela empresa e permitem criar um perfil sobre os utilizadores da mesma, sendo que não existe uma forma especifica de evitar a recolha dessa informação nem de eliminar os dados da plataforma.

 

recolha dados tiktok

 

Sempre que um vídeo é visualizado, e este possui uma música, o TikTok recolhe essa informação e guarda a mesma junto com um ID de identificação dos utilizadores. Não é clara a forma como a plataforma utiliza posteriormente esses dados.

 

Até ao momento a TikTok não comentou a situação, mas o investigador afirma que é fundamental que as autoridades analisem estes casos, sobretudo tendo em conta que a plataforma tem vindo a ser cada vez mais utilizada na UE e por grupos de jovens em geral.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech