1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Cartão de crédito

 

A VISA encontra-se a alertar os utilizadores para um novo esquema que envolve as bombas de gasolina com sistemas de pagamento automático, as quais estão a ser exploradas para clonar cartões de crédito utilizados nas mesmas.

 

O caso tem vindo a surgir com mais intensidade nos EUA, mas pode afetar qualquer pais onde existam bombas de gasolina com métodos de pagamento automático por cartão de crédito. O ataque aparenta encontra-se a ser realizado por um grupo de hackers conhecido como “Fin8”, que exploram vulnerabilidades nos sistemas POS destas bombas automáticas com o objetivo de instalarem malware nas mesmas – o qual pode ter os mais variados fins. No entanto, o caso mais grave encontra-se sobre o sistema de pagamento sem PIN ou utilizando apenas a banda magnética, que alguns cartões de crédito suportam para estes casos ou até alguns cartões de entidades comerciais.

 

Com o recurso a este malware, os atacantes conseguem roubar os dados do cartão dos utilizadores e realizar movimentos no mesmo de forma direta. A falha não parece afetar os utilizadores de cartões que utilizem chips ou outros métodos de autenticação – como o tradicional PIN.

 

Será essencial que as estações de serviço estejam atentas a qualquer atividade suspeita nos seus sistemas de pagamento automático destas bombas, bem como adotar alguns métodos alternativos de validação para os clientes.

Já da parte dos clientes, não existe muito que possa ser feito, além de verificar se não existem outros cartões que garantam mais segurança para este género de pagamentos – como é o caso de cartões que utilizem sistemas de chip ou necessitem de PIN.

 

Até agora os casos tem vindo a ser detetados apenas em bombas de gasolina nos EUA. O caso ainda não foi identificado em Portugal, embora os consumidores devam ficar atentos a qualquer atividade suspeita que verifiquem do género.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech