1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

google segurança

 

A Google encontra-se a lançar novas funcionalidades para garantir a segurança de todas as contas dos utilizadores do G Suite, sendo que irá começar a limitar o aceso que aplicações externas possuem às mesmas.

 

A partir de Fevereiro de 2021 a Google irá deixar de permitir que aplicações pouco seguras acedam aos dados dos utilizadores em contas G Suite, sobretudo se estas não tiverem ativado o protocolo OAuth.

 

Este género de aplicações, também conhecidas como “LSA”, acedem aos dados dos utilizadores pedindo apenas um nome de utilizador e senha, e são consideradas pela empresa como inseguras face a poderem ser facilmente contornadas. Esta medida surge também depois de se começar a limitar o uso destas aplicações já a partir de Junho de 2020, onde as apps serão desaconselhadas para acesso aos dados.

 

Para os utilizadores finais não deverá ser necessária nenhuma alteração no acesos aos serviços. A principal preocupação será a nível dos programadores de apps deste género, que necessitam de adaptar os seus conteúdos para o novo formato de segurança – caso ainda não o tenham realizado.

Os utilizadores finais, no máximo, apenas irão necessitar de aceitar novamente permissões de acesso de novas apps mais seguras nas suas contas, sobre serviços ou plataformas que utilizem para obter dados das contas G Suite.

 

A medida não será algo novo e muito menos exclusivo da Google. Ao longo dos anos a maioria das empresas tem vindo a incentivar o uso de aplicações seguras, A Microsoft atualmente apenas permite apps de acesso seguro ás contas de utilizadores no serviço, e irá brevemente começar a descontinuar o suporte a alguns protocolos de acesso antigos nos seus serviços.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech