1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google play protect

 

A Google tem vindo a melhorar consideravelmente a segurança da sua loja de aplicações nos últimos meses, apesar de ainda existirem casos de apps maliciosas que conseguem chegar a ser publicadas e a infetar dispositivos. Mas uma das vantagens do Google Play Protect encontra-se no facto de proteger não apenas de apps instaladas da Play Store, mas também de outras fontes externas.

 

De acordo com os dados mais recentes da Google, relativos a 2019, o Google Play Protect bloqueou a instalação de 1.9 mil milhões de aplicações maliciosas em fontes externas da Play Store, sobre todos os dispositivos onde se encontra ativo.

Além disso, entre 2017 e 2018 a aplicação também garantiu a proteção contra mais de 3.2 mil milhões de instalações de apps potencialmente indesejadas nos dispositivos – todas fora do ecossistema da loja da empresa.

 

Os dados apenas se encontram disponíveis desde 2017 visto que foi quando a Google começou a fornecer o Play Protect gratuitamente para todos os dispositivos Android no mercado, com acesso aos serviços da empresa. Atualmente este encontra-se ativo em mais de 2.5 mil milhões de smartphones e tablets Android.

 

 

Os dados apontam ainda que o sistema de proteção da Google terá analisado mais de 100 mil milhões de apps diariamente, ao longo de todo o 2019. Este valor representa igualmente um aumento em comparação com anos anteriores, o que aponta para um maior número de apps disponíveis e instaladas também – face ao crescimento do Android no mercado.

Desde finais de 2019 que a Google também uniu forças com a ESET, Lookout e Zimperium para criar uma união que pretende melhorar a taxa de deteção de apps maliciosas pela Play Protect, e garantindo assim que esta aplicação consegue fornecer uma camada de segurança adicional para todos os dispositivos.

 

No caso da Play Store, a Google afirma que mais de 790,000 aplicações foram bloqueadas de publicação antes mesmo de terem sido tornadas publicas, por conterem código malicioso e estarem a tentar ser publicadas na loja de aplicações do Android.

 

Não apenas para tornar a Play Store um lugar mais seguro, a Google tem vindo a investir consideravelmente em melhorias do Google Play Protect, e algumas novidades podem estar previstas para os próximos meses.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech