1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google android malware

 

Cada vez mais a Google Play Store é utilizada para alojar aplicações maliciosas para Android, apesar de todas as medidas de segurança que a Google também tem vindo a implementar no seu sistema. Os dados mais recentes, no entanto, não vão a favor da empresa.

 

De acordo com a empresa de segurança ESET, a Play Store foi utilizada para distribuir 205 aplicações maliciosas apenas durante o mês de Julho, num total de 32 milhões de downloads realizados sobre as mesmas.

Uma grande percentagem destas aplicações – 188 no total – estariam a esconder publicidade dos utilizadores e a gerar cliques a partir dos dispositivos, sendo que estas foram instaladas mais de 19.2 milhões de vezes. As restantes apps descobertas englobam-se na categoria de conteúdo de spam, fraude, falsas aplicações e adware.

 

numero de apps maliciosas

 

Apesar de apenas terem sido descobertas três aplicações que aproveitavam esquemas de subscrição para enganar os utilizadores, estas foram também as responsáveis por mais de 12 milhões de downloads.

 

As aplicações que ocultam publicidade dos utilizadores, apesar de não serem particularmente danosas à partida, ainda assim impõem alguns riscos para quem instale as mesmas. A maioria oculta-se do sistema, mas mantêm-se ativa em segundo plano, pronta a apresentar publicidade em ecrã completo a qualquer momento – além de ficarem a consumir recursos e bateria.

 

Esta não é a primeira vez que a Google Play Store é utilizada para distribuir aplicações maliciosas. A Google tem vindo a melhorar os seus sistemas de deteção destas apps, mas tem vindo a revelar-se inútil face às formas como os criadores destas aplicações mascaram os conteúdos de serem apresentados – além da falta de resposta da Google a novas ameaças.

Apenas o ano passado foram removidas mais de 700.000 aplicações maliciosas ou suspeitas da Play Store, valor que tem vindo a aumentar consideravelmente nos últimos meses.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech