1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Chikaordery

 

Quantas vezes verifica a pasta de spam da sua conta de email? Ou quem não conhece a historia dos Príncipes da Nigéria a oferecerem dinheiro a estranhos na Internet? Possivelmente existem dezenas de mensagens que fazem as mais variadas promessas e pedidos, a grande maioria com o intuito de enganar utilizadores desatento.

 

O spam é um problema grave dos dias de hoje, e apesar de uma vasta maioria dos utilizadores saber identificar este género de mensagens, existe também que seja enganado e acredite nos mesmos em esperança de alguma promessa. Na maioria dos casos, estes emails são ignorados e descartados como “lixo”, mas a historia de hoje deixa a pensar.

 

O youtuber Pleasant Green é conhecido por responder, de forma cómica, a estas mensagens de spam e esquemas maliciosos que se propagam por email. O objetivo do mesmo passa por ocupar tempo dos criadores destes spams, levando a que durante esse período não estejam a enganar potenciais vitimas de burlas. Nos seus vídeos este responde às mensagens e chamadas, e também tenta alertar outros para este género de esquemas.

 

No dia 3 de Fevereiro, porém, a historia mudou um pouco para algo inesperado. O youtuber publicou um vídeo respeitante a uma mensagem de spam que tinha recebido por parte de Chikaordery, uma mulher em África, na qual estava referido que a mesma tinha uma doença grave no abdómen que a fazia ter dores a praticamente toda a hora. Esta doença teria acompanhado a mesma praticamente desde nascença, devido a complicações durante o parto. A mensagem apelava à ajuda por ser necessário um elevado investimento para uma suposta cirurgia, que apenas se realiza nos EUA e iria ajudar a parar com estas dores.

 

 

A mensagem parecia o mesmo como de tantas outras de spam, onde o objetivo seria apelar à emoção das potenciais vitimas para extorquir o máximo de dinheiro possível. Porém, o caso de Chikaordery foi diferente.

Quando o youtuber tentou responder aos emails, Chikaordery afirmou que estava à procura de ajuda para obter dinheiro para a viagem da mesma até aos EUA e para a cirurgia, no que podia atingir valores bastante avultados. A mulher indicou ainda que a cirurgia somente podia ser realizada por um medico num hospital em Miami, Florida.

 

Quando o youtuber tentou contactar o medico, a alertar para o possível facto que o seu nome estava a ser utilizado numa mensagem de spam, é então que se confirma que Chikaordery é realmente uma pessoa verdadeira, e que está diagnosticada com uma doença grave e rara desde nascença no seu abdómen. Confrontada com a situação, Chikaordery afirma que tem estado a utilizar a internet para enviar, desde quase 2016, centenas de emails para pessoas aleatórias com o objetivo de pedir ajuda para a sua operação.

 

imagem da mensagem enviada

 

No que inicialmente se acreditava tratar de mais uma mensagem de spam, na realidade pode ter entrado na caixa de mensagens de muitos utilizadores na internet, simplesmente para ser ignorada como “spam”. Chikaordery afirma que perdeu a conta ao número de emails que foram enviados com o pedido de ajuda, mas durante anos nenhum dos mesmos chegou a ser respondido.

 

Comovido pela situação, Pleasant Green elaborou uma forma de ajudar Chikaordery na sua operação, aproveitando as capacidades da mesma para produzir algo, e assim criar um fundo de ajuda para a sua operação e viagem. Neste caso, as duas partes escolheram aproveitar as capacidades artísticas de Chikaordery para criar um livro, onde a jovem mulher de África retrata a sua vida desde nascença, e como passa todos os dias em sofrimento.

O YouTube decidiu enviar um iPad e Apple Pencil para Chikaordery poder desenhar a sua história de vida, apesar de este processo revelar-se bastante mais complicado do que se esperava...

 

Toda a historia possui várias partes e vídeos que retratam todas as dificuldades pelas quais tanto o youtuber como Chikaordery passaram para conseguirem tornar o caso real, e que podem ser encontradas no canal do Youtuber – ou verificadas na playlist em seguida.

 

 

Este é um verdadeiro caso de descoberta e esperança que, ainda estando em desenvolvimento, sem duvida deixa uma marca na forma como muitas vezes os emails de spam são tratados. Apesar de não existirem dúvidas que a vasta maioria do spam é destinado a casos de esquemas maliciosos, com o objetivo de enganar os mais desatento, existe quem também tente aproveitar todas as esperanças possíveis para utilizar o poder da internet como pedido de socorro, e este é um claro exemplo disso.

 

livro de Chikaordery

 

O livro de Chikaordery pode ser encomendado nos EUA a partir deste link, mas qualquer um poderá ajudar com doações para o fundo a partir do mesmo local.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech