1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Firefox Relay

 

O spam continua a ser um dos principais problemas para os utilizadores de serviços online. Quando se regista uma nova conta, ou simplesmente se coloca o email em algum serviço, eventualmente este pode ser distribuído por centenas de outras listas para o envio de spam.

 

Felizmente existe uma forma de parar isso, com o novo serviço da Mozilla, o Firefox Relay.

Este novo serviço permite aos utilizadores criarem emails “alias”, que basicamente servem de porta de entrada para o uso na Internet, mas podem ser facilmente controlados pelo utilizador. Para usar o sistema é necessário possuir uma conta do Firefox registada, mas o serviço é inteiramente gratuito e permite criar até cinco emails.

 

O conceito é simples: o Firefox Relay cria um email aleatório, e onde todas as mensagens enviadas para o mesmo reencaminham para o seu email principal. Este email aleatório será o que se destina a usar pela Internet – quando se registar num novo site, por exemplo.

Desta forma não está a divulgar o seu email principal, e todas as mensagens reencaminhadas para o mesmo são diretamente enviadas para o seu email principal – sem que os remetentes saibam o mesmo.

 

firefox relay

 

Se, em algum momento, pretender bloquear a entrada de mensagens num desses emails, também o pode fazer – ou simplesmente remover o endereço por completo.

Este novo sistema será bastante útil para quem costume registar-se em websites desconhecidos ou onde pode existir uma elevada possibilidade de serem enviadas mensagens de spam. Se em algum momento quiser bloquear a receção de mensagens de um desses emails, basta aceder à sua conta do Firefox Relay e desativar o mesmo.

 

A eliminação de uma das contas também será um bom passo a aplicar, mas neste caso perde a capacidade de voltar a ter o mesmo email no futuro – todos os emails de “relay” são criados aleatoriamente.

 

Existem alguns pontos negativos, no entanto, como é o caso da impossibilidade de os emails reencaminhados terem algo a identificar sobre qual a conta usada para o envio das mensagens – o que poderia ajudar, por exemplo, a classificar os emails recebidos ou saber qual exatamente está a receber as mensagens. Mas isso certamente poderá vir a ser integrado no futuro.

 

Além disso, existe a possibilidade que certos websites venham a poder bloquear o uso deste serviço - bloqueando endereços com "relay.firefox.com", por exemplo. Por fim, a empresa também afirma que mensagens que tenham anexos superiores a 150 Kb não vão ser reencaminhadas com o mesmo - apenas a mensagem será enviada - e não é possível utilizar o email aleatório para enviar respostas.

 

A Mozilla espera brevemente disponibilizar funcionalidades que permitam responder aos emails utilizando os alias, bem como usar os domínios dos próprios utilizadores para criar os emails.

Para os utilizadores do Firefox, encontra-se também disponível uma extensão que permite gerir e criar rapidamente os emails aleatórios pelo serviço

 

Como referido, o serviço é inteiramente gratuito e permite a criação de cinco emails aleatórios. Pode aceder ao mesmo neste link.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech