A Mozilla irá iniciar um teste sobre uma plataforma premium de serviços VPN, com foco sobretudo para o mercado norte-americano numa fase inicial.
A empresa optou por não criar uma plataforma de VPN dedicada, mas sim uma parceria com a reconhecida empresa “ProtonVPN”, que irá fornecer a tecnologia para esta funcionalidade. Os testes começam durante o dia de amanhã – 22 de Outubro – em utilizadores dos EUA que utilizem o Firefox 62. Numa fase inicial, apenas um conjunto limitado de utilizadores serão convidados para esta plataforma, sendo que se desconhecem quais os pontos de seleção da Mozilla para o envio dos convites.
O preço das subscrições fornecido pela Mozilla corresponde aos praticados pela ProtonVPN no seu website, que será de aproximadamente 10 dólares/mês. No entanto, ainda se desconhece se os planos anuais terão algum tipo de desconto face aos restantes períodos de pagamento – tal como ocorre quando o serviço é adquirido diretamente pela ProtonVPN.
Os detalhes sobre este teste ainda são bastante reduzidos, no entanto, é possível que os utilizadores recebam a subscrição do ProtonVPN Plus, o que permite o acesso à rede VPN a partir de qualquer aplicação no desktop – e não apenas a partir do Firefox, embora exista uma integração direta pelo mesmo.
Apesar de existirem, para já, poucas diferenças entre adquirir o plano a partir da Mozilla ou diretamente pelo site da ProtonVPN, é possível que no futuro venha a existir algumas regalias. Ou, em último caso, a Mozilla poderá receber uma percentagem das vendas, pelo que a compra do serviço pela empresa suporta também o desenvolvimento do Firefox.
Seja como for, mais informações devem ser conhecidas quando o serviço começar a ser testado durante o dia de amanhã. Não existem, por enquanto, planos de serem disponibilizados testes em Portugal.
Atualização: A ProtonVPN confirmou a parceria com a Mozilla, a qual irá começar dentro dos próximos dias.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!