1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Spam em email

 

O uso de serviços temporários de email facilita na criação de contas sobre plataformas desconhecidas, ou como forma de evitar spam sem ter de se dar o email principal de cada utilizador. Esta ideia era algo que a Mozilla tinha vindo a explorar com o Firefox Relay.

 

No entanto, parece que quem usa esta plataforma, pode agora ter alguns problemas. Isto porque os domínios associados a contas de email do Firefox Relay foram recentemente adicionados numa lista publica de “Domínios temporários de email”, fazendo com que certos serviços possam logo negar o uso de emails da plataforma.

 

Os utilizadores do Firefox Relay recebem um endereço de email no formato de @*.mozmail.com, que reencaminha todas as mensagens para a caixa de entrada final do utilizador sem fornecer os emails dos mesmos. A qualquer momento, no entanto, os utilizadores podem eliminar estes emails para evitar spam.

 

No entanto, muitas plataformas também impedem que os seus utilizadores se registem com endereços que sejam conhecidos destes serviços, e em parte, para tal, baseiam-se em listas publicas de endereços conhecidos. Uma dessas listas encontra-se no Github como “disposable-email-domains”.

 

Recentemente esta lista terá adicionado o endereço “mozmail.com” na lista de domínios usados para serviços temporários de email, o que rapidamente se propagou a várias plataformas que usam a mesma. Com isto, os utilizadores também ficaram impedidos de usar os emails do Firefox Relay para criarem novas contas.

 

A lista foi entretanto atualizada para remover o domínio da Mozilla, tendo em conta que a entidade prometeu evitar que o seu serviço seja usado para casos de abusos na criação de contas online. No entanto, isso não impede que o mesmo venha a ser adicionado no futuro a outras listas.

 

Quando as alterações foram realizadas na lista, esta rapidamente foi também alvo de criticas por parte dos utilizadores do Firefox Relay, que consideram a medida como insensata para garantir mais privacidade online.

Além disso, outras plataformas fornecem ferramentas similares que não usam um domínio especifico, mas sim o endereço usado por todos os utilizadores dessa plataforma. Por exemplo, a plataforma do FastMail permite criar endereços aleatórios que terminam com o domínio do serviço – e é tanto usado para alias de emails como de contas verdadeiras de utilizadores, e portanto, não se pode facilmente bloquear estes endereços.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech