O Windows 10X é a mais recente tentativa da Microsoft em fornecer um sistema operativo que se adapte a todos os dispositivos – e certamente que a empresa possui grandes planos para integrar o mesmo no máximo de equipamentos que puder.
O Windows 10X acredita-se que seja uma versão do Windows 10 mais minimalista, com funcionalidades em mistura de um smartphone, tablet e pc convencional. A maioria das funcionalidades devem permanecer idênticas, mas certas áreas do sistema foram adaptadas para serem utilizadas em dispositivos portáteis – como é o caso do menu inicial, que se assemelha ao de um gaveta de aplicações genérica em qualquer dispositivo.
A Microsoft também já tinha confirmado que este sistema iria ser extremamente leve e rápido, demorando apenas 90 segundos para atualizar – o que ainda resta saber se é verdade ou não. Mas uma das novidades que é agora conhecida encontra-se sobre a modularidade que a empresa espera aplicar no sistema.
Os rumores apontam que os planos da Microsoft passam por fornecer algumas das funcionalidades adicionais do Windows 10X como “addons”, que podem ser descarregados diretamente da Microsoft Store. Desta forma os utilizadores podem controlar exatamente o que pretendem ter nos seus dispositivos, deixando de ocupar os mesmos com coisas desnecessárias.
Isto também deverá facilitar consideravelmente os processos de atualização, já que passariam a ser fornecidos diretamente pela Microsoft Store, ficando o Windows Update reservado para áreas mais gerais do sistema base. Por fim, uma das melhorias mais consideráveis estaria reservada para o desempenho do sistema, que deixava assim de ficar sobrecarregado com apps e funcionalidades desnecessárias.
O Windows 10X é uma versão do sistema da Microsoft adaptada para dispositivos com dois ecrãs, e que a empresa pretende lançar em conjunto com alguns dos seus novos dispositivos a chegarem ao mercado brevemente.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!