1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 10X

 

A nova versão do Windows 10X, destinada a dispositivos dobráveis ou com dois ecrãs, encontra-se ainda em desenvolvimento, mas do que tem vindo a ser confirmado até à data aponta para o facto deste suportar aplicações Win32 – as apps tradicionais do Windows.

 

Ou seja, o sistema não deve ficar centrado apenas em aplicações fornecidas diretamente pela Microsoft Store, e invés disso irá permitir também a utilização das tradicionais aplicações do sistema Windows. No entanto, isso não deve acontecer como no Windows 10 tradicional, e invés disso estas apps podem ter algumas restrições.

 

As aplicações Win32 serão executadas no sistema dentro de um contentor especifico – que basicamente será uma área separada do sistema tradicional, adaptada apenas para a execução deste género de aplicações. Ou seja, as aplicações serão executadas numa espécie de emulação do código – o que obviamente possui algumas desvantagens.

Além deste formato não permitir tirar todo o proveito de processamento das aplicações, e de poder mesmo reduzir o desempenho de algumas, existem também limitações que podem ser colocadas em prática e fazer com que nem todas funcionem corretamente.

 

Estas aplicações funcionam no seu próprio ambiente “virtual”, e como tal existem certas funcionalidades que não vão funcionar corretamente. Por exemplo, a Microsoft já confirmou que estas aplicações não vão ter acesso direto a componentes sensíveis do sistema – como a câmara. Apps que se integrem também com o sistema operativo não vão ser suportadas – por exemplo, gestores de transferência de ficheiros como o TeraCopy não irão funcionar no Windows 10X devido a esta limitação.

 

Este modo virtual para aplicações Win32 também foi desenhado para ser um ambiente seguro e separado do sistema operativo principal, pelo que terá um armazenamento apenas disponível para leitura – ou seja, não será possível modificar os conteúdos dos contentores destas apps como acontece atualmente com uma instalação normal do Windows 10.

 

No final, quem pretenda vir a utilizar o Windows 10X deve ter em conta que as apps Win32 tradicionais podem não funcionar corretamente sobre este sistema, e devem utilizar-se invés disso apps alternativas disponíveis na Microsoft Store.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech