1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

SMS spam

 

Nos últimos meses tem vindo a registar-se um aumento considerável nas campanhas maliciosas enviadas sobre SMSs em Portugal. Estas campanhas, na grande maioria dos casos, aproveitam a popularidade de grandes marcas em Portugal para enviarem links de supostos passatempos, prémios ou outro género de concursos – mas que na verdade apenas pretendem enganar os utilizadores.

 

O mais recente alvo desta prática tem vindo a ser a cadeia de lojas da Lidl, onde vários utilizadores tem vindo a confirmar pelas plataformas sociais o envio de mensagens aleatórias com o nome da empresa.

O volume tem sido tão elevado que a própria empresa teve de publicar um alerta na sua página do Facebook, informando que as mensagens que se encontram a circular não são originárias da marca.

 

lidl mensagem de alerta

 

Na maioria dos casos, as mensagens informam os utilizadores que estes ganharam um dispositivo da Apple ou da Samsung, e que devem aceder a um link para resgatar o mesmo. Uma vez acedido, esse link pode redirecionar os utilizadores para os mais variados conteúdos, mas na sua maioria pretendem a subscrição em serviços de valor acrescentado ou o roubo de dados pessoais e privados.

 

Como sempre, os utilizadores devem ter extremo cuidado em todos os links que recebam de fontes não oficiais, sobretudo quando estes prometem prémios que nem possui conhecimento de ter em primeiro lugar participado. O mesmo se aplica a qualquer informação pessoal que possa colocar em sites desconhecidos, como nomes, morada, números de telefone ou senhas.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech